As vendas no comércio varejista do Brasil registraram queda de 0,2% em fevereiro na comparação com janeiro. Já quando comparado com o mesmo período do ano passado, o faturamento cresceu 1,3%, sendo a 11ª alta consecutiva nesta base de comparação. No ano, o setor acumula alta de 2,3%. É o que informa a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O principal impacto negativo nas vendas do varejo na passagem de janeiro para fevereiro, segundo o IBGE, foi do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que recuou -0,6%. Os outros recuos significativos foram dos setores de “Tecidos, vestuário e calçados” (-1,7%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,8%). Por outro lado, o setor que apresentou o melhor resultado foi o de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (2,7%), seguido por Livros, jornais, revistas e papelarias (1,6%).
Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apesar do resultado ruim em fevereiro, a recuperação do setor continua dependente da regeneração das condições do consumo, que são: a queda nas taxas de juros ao consumidor e retomada do nível do emprego.