fbpx

Vendas no comércio do DF tiveram queda em março

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de -2,83% em março de 2017 na comparação com fevereiro. Porém, as vendas do setor de serviços tiveram uma leve alta de 1,03%. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o comércio apresentou declínio de -5,30% e o setor de serviços teve uma retração de -1,02%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com apoio do Sebrae.

Supermercado BOLETIM_RAP0702O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que entre os 26 segmentos pesquisados, 11 tiveram variação negativa de vendas, ou seja, 42,31% dos segmentos avaliados tiveram redução de faturamento. “A movimentação da Páscoa e da liberação do saque das contas inativas do FGTS não foram suficientes para sustentar as vendas de março, mesmo com estratégias focadas em ofertas e produtos mais fracionados. Provavelmente, maio terá uma melhora nas vendas, pois é comemorado o Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio, e muitos segmentos se beneficiam com as vendas”, ressalta Adelmir.

Entre o segmentos que registraram crescimento nas vendas estão: Móveis (11,21%); Cosméticos e Perfumaria (7,75%); Ferragens e Ferramentas (4,95%); Suprimento de Informática (4,14%); Joalheria (3,63%); Padaria e Confeitaria (3,51%); Material de Construção (2,26%); Farmácia (1,91%) e Cama, Mesa e Banho (1,88%). Já os que registraram queda nas vendas em março estão: Livraria e Papelaria (-47,43%); Artigos de Armarinho, Suvenires e Bijuterias (-13,35%); Comércio Varejista de Bebidas (-5,17%); Calçados (-5,01%); Ótica (-4,10%); Minimercados, Mercearias e Armazéns (-3,03%); Vestuário e Acessórios (-1,07%) e Auto Peças e Acessórios (-0,78%).

No setor de serviços, a maioria dos segmentos apresentaram crescimento nas vendas em março: Cabeleireiros (14,72%); seguido por Organização de Feiras, Congressos e Festas (5,29%); Manutenção e Serviços para TI (4,08%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (2,28%); Promoção de Vendas (1,11%); Atividade de Contabilidade (0,56%).  Já os segmentos que apresentaram queda foram: Atividades de Condicionamento Físico (-7,28%); Sonorização, Fotografias e Iluminação (-3,96%) e Capacitação e Treinamento (-3,07%).

A Pesquisa Conjuntural procura acompanhar, de forma sintética e sistemática, o quadro evolutivo das atividades do Comércio Varejista e Serviços de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal. Os indicadores aferidos auxiliam na identificação dos segmentos que apresentaram melhor e pior desempenhos, assim como os fatores macroeconômicos que influenciam a economia local, dando um olhar técnico, porém com a subjetividade inerente a quem conhece e vive a realidade do mercado do DF.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.