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Vendas dos setores de comércio e serviços do DF caem em junho

por acm

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de 0,16% em junho na comparação com maio e as vendas do setor de serviços também tiveram declínio de 1,66%. No acumulado dos últimos 12 meses (jun.2014 – jun.2015), de comércio e serviços, a variação é negativa, em -11,45%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

“A alta da inflação e das taxas de juros, bem como a restrição de crédito, estão entre os motivos para o fraco desempenho. A falta de confiança dos consumidores também prejudicou o comércio. Além disso, com um avanço do desemprego nos últimos meses as famílias brasilienses reduziram ainda mais o consumo”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. De acordo com ele, as incertezas no tamanho do ajuste fiscal e na formatação definitiva da política econômica nacional continuam afetando as expectativas dos empresários.

Os segmentos do comércio que registraram crescimento nas vendas em junho foram: Autopeças e Acessórios (4,51%); Vestuário (4,14%); Lojas de Utilidades Domésticas (4,12%); Tecidos (3,54%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (1,53%); Informática (0,62%); e Farmácia e Perfumaria (0,50%). Os segmentos que apresentaram queda foram: Móveis e Decoração (-7,14%); Material de Construção (-5,95%); Calçados (-2,78%); Óticas (-2,65%); Floricultura (-2,16%); Mercado e Mercearia (-2,07%); e Livraria e Papelaria (-0,20%).

No setor de serviços, o destaque em vendas em junho ficou para o segmento de Autoescola (17,14); seguido de Reparação de Eletroeletrônicos (3,79%); Salão de Beleza (2,34%); Clínica de Estética (1,68%); Aluguel de Artigos para Festa (1,29%); Ensino de Idiomas (0,22%); e Petshop (0,01%). Os segmentos de serviços que apresentaram queda nas vendas foram: Academia (-11,39%); Casa de Eventos (-8,22%) e Agência de Viagem (-6,92%).

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras. No comércio, a modalidade respondeu por 46,45% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 41,96%. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 596 do comércio e 304 de serviços.

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