Vendas do Dia dos Pais devem ser as piores em 12 anos, afirma CNC

As vendas durante o Dia dos Pais deste ano devem movimentar R$ 4,2 bilhões, o que representa uma queda de 9,4%, em relação ao ano passado. A estimativa foi divulgada nesta segunda-feira (1º), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A entidade diz ainda que se a expectativa for confirmada será o pior desempenho de vendas para o período desde o início da pesquisa realizada pela CNC, em 2004.

Na opinião do departamento econômico da CNC, as altas taxas de juros podem atrapalhar os segmentos mais dependentes das condições de crédito, como eletrodomésticos e produtos de informática, que deverão se destacar negativamente este ano, informa a CNC. Ainda de acordo com a Confederação Nacional do Comércio, em 2016 o Dia dos Pais deve gerar em torno de 24,2 mil vagas temporárias no varejo, o que representaria um recuo de 3,7% quando comparado com 2015 e o pior resultado desde 2012, quando foram abertas 23,9 mil vagas.

Distrito Federal

Os comerciantes brasilienses também  não estão animados em relação ao Dia dos Pais. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. Entre os empresários entrevistados, a maioria (64,7%) declarou expectativa pessimista para um crescimento das vendas durante a data. Segundo esses empreendedores, as vendas serão menores ou no máximo iguais as do ano passado. Apenas 35,3% declaram que aguardam vendas maiores do que em 2015. Na média, a expectativa é de queda de 2,40% nas vendas. O levantamento foi feito com 397 empresas de 11 segmentos distintos.