fbpx

Vendas do comércio do DF cresceram 9,73% em dezembro

por acm

As vendas do comércio brasiliense cresceram 9,73% em dezembro de 2014 na comparação com novembro. Já as vendas do setor de serviços cresceram 1,38%. No acumulado dos últimos 12 meses (dez 2013 x dez 2014), no entanto, as vendas tiveram queda de 5,16% (comércio e serviços) e fecharam o ano passado no vermelho, confirmando expectativas anteriores de que as vendas no ano de 2014 seriam menores frente a 2013, onde o acumulado positivo mediu 4,44%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

Segundo o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, o desempenho do comércio local no ano de 2014, em comparação com 2013, foi diretamente afetado pela crise econômica, pelas incertezas do período eleitoral e pela Copa do Mundo, quando poucos segmentos se beneficiaram. “Esse resultado é o reflexo do desaquecimento no varejo ao longo do ano, fruto de um cenário econômico com crédito mais caro, inflação alta e queda na confiança do consumidor”, ressalta Adelmir Santana.

Para ele, a queda no acumulado dos últimos 12 meses mostra uma mudança no comportamento dos consumidores brasilienses. “Isso demonstra que os pequenos negócios estão perdendo mercado e a população está preferindo comprar em grandes redes varejistas ou atacadistas”, observa o presidente. É importante ressaltar que a Pesquisa Conjuntural é realizada apenas com Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal.

Além disso, Brasília – mais do que outras capitais brasileiras – sofreu impactos diretos de consumo nos períodos relacionados à Copa do Mundo e eleições presidenciais, pois ainda sustenta um perfil de consumo diretamente ligado à esfera pública e principalmente política. A falta de pagamento do GDF aos funcionários públicos, fornecedores, prestadores de serviços e demais colaboradores do governo durante o fim do ano (crise atípica) também impactou diretamente na redução do consumo.

Os segmentos do comércio com crescimento nas vendas em dezembro de 2014 foram: Livraria e Papelaria, (60,97%), seguido pelo de Calçados (45,71%); Vestuário (43,67%); Informática (23,61%); Lojas de Utilidades Domésticas (20,22%); Tecidos (12,45%); Farmácia e Perfumaria (6,70%); Floricultura (5,86%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (4,09%). Já os segmentos que apresentaram queda foram: Óticas (-7,84%); Móveis e Decoração (-7,18%); Mercado e Mercearia (-2,17%); Material de Construção (-1,92%) e Autopeças e Acessórios (-1,75%).

No setor de serviços, o destaque em dezembro ficou para o segmento de salão de beleza que registrou crescimento nas vendas de 17,61%, seguido por: agência de viagem (6,94%); petshop (6,39%); ensino de idiomas (3,06%); clínica de estética (3,06%); casa de eventos (1,75%); aluguel de artigos para festas (1,16%). Os segmentos de serviços que apresentaram queda nas vendas no mês de dezembro foram: autoescola (-15,02%); academia (-8,55%) e reparação de eletroeletrônicos (-6,60%)

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras. No comércio, a modalidade respondeu por 44,26% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 37,96% das compras. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 595 do comércio e 305 de serviços.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.