Vendas do comércio do DF caem 0,79% em maio

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de 0,79% em maio na comparação com abril e as vendas do setor de serviços tiveram um aumento de 2,32%. No acumulado dos últimos 12 meses (mai.2014 – mai.2015), de comércio e serviços, a variação é negativa, em -15,61%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

Para o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, maio apresentou um esforço de recuperação, porém, mesmo com o Dia das Mães – segunda melhor data para vendas no comércio – não foi possível recuperar os índices negativos dos últimos meses. “A estabilidade de maio é aparente e representa apenas a manutenção do fraco desempenho do consumo. Além disso, o governo Federal sinaliza novas medidas que impactarão no aumento de taxas e consequentemente nos resultados das empresas. Dessa forma, os custos continuarão subindo e as incertezas também”, aponta Adelmir Santana.

Os segmentos do comércio que registraram alta em maio foram: Floricultura (25,29%); Tecidos (15,76%); Vestuário (11,58%); Material de Construção (3,07%); Calçados (2,17%) e Mercado e Mercearia (1,66%). Os segmentos que apresentaram queda foram: Livraria e Papelaria (-13,71%); Autopeças e Acessórios (-10,59%); Móveis e Decoração (-5,64%); Lojas de Utilidades Domésticas (-5,20%); Informática (-4,66%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-3,55%); Farmácia e Perfumaria (-1,55%); Óticas (-1,28%).

No setor de serviços, o destaque em vendas em maio ficou para o segmento de Aluguel de Artigos para Festa (22,23%); seguido de Casa de Eventos (5,25%); Academia (2,88%) e Ensino de Idiomas (2,45%). Os segmentos de serviços que apresentaram queda nas vendas foram: Autoescola (-6,88); Agência de Viagem (-5,28%); Clínica de Estética (-5,25%); Petshop (-0,79%); Salão de Beleza (-0,77%); Reparação de Eletroeletrônicos (-0,74%).

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras. No comércio, a modalidade respondeu por 45,68% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 39,99% das compras. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 595 do comércio e 305 de serviços.