As vendas do comércio brasiliense registraram queda de -2,33% em setembro de 2018 na comparação com agosto. As vendas do setor de serviços permaneceram estáveis com leve crescimento de 0,04% na mesma comparação. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae.
O vice-presidente da Fecomércio-DF, Edson de Castro, explica que dentre os 29 segmentos pesquisados, 19 tiveram variação negativa de vendas, ou seja, 65,52%, e outros 10 segmentos tiveram variação positiva, 34,48%. Consolidando os últimos 12 meses como período de análise, o índice acumulado de vendas continua negativo em -9,02%. “Acreditamos que não se trata de uma tendência, mas sim de uma parada momentânea do consumidor, pois o período analisado foi antes das eleições que definiram os novos rumos do País”, afirma Castro. Nas compras do Comércio e de Serviços, o destaque em agosto ficou para as aquisições no cartão de crédito, com 43,67% das preferências, e pagamento à vista, com 30,38%.
Os principais segmentos do comércio que registraram crescimento nas vendas em setembro de 2018 foram: Artigos de Armarinho, Suvenires e Bijuterias (3,35%); Joalheria (2,61%); e Suprimento de Informática (1,14%). Entre os segmentos que registraram queda nas vendas estão: Livraria e Papelaria (-12,66%); Calçados (-12,37%); e Cama, Mesa e Banho (-4,54%).
No setor de serviços, entre os segmentos que tiveram crescimento nas vendas em setembro estão: Promoção de Vendas (7,76%); Pet Shop (6,05%); e Vidraçaria (5,41%). Entre os segmentos que apresentaram queda estão: Sonorização, Fotografias e Iluminação (-6,49%); Manutenção de Veículo (-4,60%); e Capacitação e Treinamento (-3,06%).