Unidade do Sesc em Taguatinga Norte recebe o nome de Francisco Valdenir Elias e restaurante passa a se chamar Jael Antonio da Silva

Importantes nomes do Sistema Fecomércio-DF foram homenageados na manhã desta quarta-feira (1º), no Sesc de Taguatinga Norte. A unidade recebeu o nome do presidente do Sindicato dos Feirantes do DF (Sindifeira-DF), Francisco Valdenir Machado Elias, e o restaurante do local se chama agora Jael Antonio da Silva, para reconhecer o trabalho do presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Brasília (Sindhobar-DF). A solenidade ocorreu na área externa da unidade.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, não pôde estar presente, mas deixou uma mensagem em vídeo. “É com enorme satisfação que parabenizo o presidente Francisco Valdenir, e o presidente Jael Antonio da Silva, por essa justa homenagem. São dois grandes líderes sindicais que tanto contribuíram e contribuem ainda para o desenvolvimento econômico da capital federal. Cumprimento o presidente do Sistema Fecomércio-DF pela iniciativa de reconhecer pessoas que de forma significativa colaboram para o nosso Sistema e se destacam como líderes de uma economia pulsante”, afirmou.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, reforçou a importância de homenagear as pessoas em vida e falou da honra de trazer a história de pessoas que contribuem para as entidades. “Sabemos da história de luta de ambos os homenageados e hoje é dia de celebramos com esses importantes nomes que atuam ativamente para o desenvolvimento das instituições e pela nossa cidade. O presidente Valdenir faz um importante trabalho junto às feiras e o Jael pelo seu setor e ele não descansou durante a pandemia. É um justo reconhecimento que fazemos”, disse.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, destacou que os homenageados são duas figuras comprometidas e que defendem o segmento que representam. “Para nós do Sistema Fecomércio-DF é uma alegria imensa estar aqui nessa solenidade de nomeação de uma unidade com duas grandes personalidades da instituição e de Brasília. É uma honra que eu divido e agradeço ao presidente do Sistema Fecomércio-DF que me honrou nessa missão que venho junto com a minha equipe buscando trilhar. Tenho muita admiração pelo segmento do presidente Valdenir que são as feiras. E como nordestino que sou, a feira foi o meu primeiro shopping center e representa a diversidade cultural de nosso país. O Jael tem uma grande história de sucesso e responsabilidade no segmento de bares, restaurantes e hotéis. Poder abraçar esses dois setores fundamentais para a nossa economia é uma satisfação”, declarou.

Representando a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, a diretora de Educação Profissional e Tecnológica do Senac-DF, Cíntia Gontijo, destacou a escolha acertada dos homenageados. “Nosso presidente José Aparecido está mostrando essa parceira cada vez maior entre Sesc e Senac. E para realmente fazer a diferença na vida das pessoas não poderíamos deixar de ter essa união com os nossos conselheiros e Sindicatos. Foi uma excelente escolha por serem representantes participantes e atuantes, e estendo para os demais presidentes”, disse.

O presidente do Sindifeira-DF, Francisco Valdenir Machado Elias, falou em seu discurso da alegria de receber o nome da unidade que ele viu inaugurar em 1975. “Estar aqui hoje com a minha família, meus amigos e demais presentes é motivo de muita felicidade. Me sinto muito honrado de ter o meu nome na unidade que vi ser inaugurada. Tive uma vida difícil, mas a nossa luta sempre foi muito grande. Meu pai foi meu espelho que lutou pelos filhos e que queria o melhor. Hoje estou muito feliz e cada vez mais honrado de fazer parte do Sistema”, contou.

Recentemente o restaurante da unidade passou por uma reforma, na qual a cozinha recebeu equipamentos modernos. O presidente do Sindhobar-DF, Jael Antonio da Silva, recebeu com muita emoção a nomeação do local. “Trabalhamos em defesa das entidades para que os associados conheçam, acho mais do que justo homenagear as pessoas que merecem. Me sinto muito agradecido pelo que estão fazendo. Podem contar comigo e espero que esse espírito de parceria e irmandade prevaleça dentro do Sistema”, destacou. A deputada distrital Júlia Lucy (Novo) também participou da homenagem.

Inaugurada em 21 de agosto de 1975, o Sesc Taguatinga Norte Francisco Valdenir Machado Elias é uma das maiores unidades da instituição no Distrito Federal, com 12 mil metros quadrados. São oferecidos serviços de saúde com atendimentos médicos, odontológicos e exames, além de atividades de cultura, educação, esporte e lazer, assistência social e turismo. O Restaurante Jael Antonio da Silva funciona para café da manhã das 7h às 9h; e almoço das 11h às 14h. Hoje, a unidade recebe uma média de 3 mil pessoas por dia.

Com informações do Sesc-DF
Sacha Bourdette