fbpx

Turismo: Federações do comércio do Centro-Oeste e de Tocantins discutem acordo que será assinado em agosto

Com o intuito de fomentar o turismo na região Centro-Oeste e no estado de Tocantins, as Federações do Comércio que compõem esse território se reuniram na sede da Fecomércio-DF, nesta segunda-feira (24), para debater um termo de cooperação técnica entre as instituições. O termo tem por objetivo fomentar um trabalho integrado entre as entidades para consolidar o turismo na região, além de gerar promoção e apoio à comercialização de roteiros integrados entre os estados. O termo também criará obrigações para os participantes. Ao final do debate, ficou decidido que o acordo deve ser assinado no dia 9 de agosto, durante um evento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), previsto para ocorrer no Rio Quente Resort, em Goiás.

2017-07-24- Adelmir - Workshopp Brasil turismo central-59O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, ressaltou que o turismo é uma atividade que beneficia muitos setores, além de gerar emprego e renda para as cidades. “Trabalhando juntos em prol do turismo, haverá uma sinergia para fortalecer ainda mais o projeto”, apontou Adelmir. O presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, também participou do encontro e apontou a importância da inciativa. “A Federação do Mato Grosso do Sul apoia e participará do programa que visa a incentivar o turismo na região central do país”, disse.

O presidente da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio, Francisco Maia, exaltou o acordo e disse que é de extrema importância a participação de todas as federações para alavancar o turismo na região. “O governo poderá trocar de comandante no ano que vem e alguns planos podem ir por água abaixo. A importância do setor privado em criar um projeto deste porte é que não teremos uma data para que o projeto acabe. Pelo contrário, a ideia é perpetuar essa ação e fortalecer cada vez mais o turismo na região”, disse Maia.

O secretário-adjunto de Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena, também esteve presente na reunião e elogiou a iniciativa das Federações do Comércio em prol do turismo. “É um prazer participar desse encontro com o objetivo de somar esforços. Esse será o pontapé inicial para termos um diferencial no futuro e uma ação estratégica e pontuada nessa direção”, disse o secretário.

O diretor Técnico de Atendimento do Sebrae no DF, Júlio Miragaya, apontou que o Sebrae também tem um programa nesse sentido chamado Projeto Brasil Central Turismo. “Temos grandes desafios para superar, além de entraves logísticas para poder aproveitar todo esse potencial que a região centro-oeste oferece. Vamos buscar integração entre as ações do Sebrae junto com as Federações para podermos colher os frutos no futuro”, afirmou Miragaya.