Surgimento da Geração Z provoca mudanças no modo de agir e desafia empresários

A cada geração que surge, nasce um público com novos ideais e diferentes formas de consumo e os empresários precisam aprender a lidar com o grupo. Em meados dos anos 1990, surgiu a geração Z, que hoje aparece no mercado com alto poder de compra e com novas posturas em relação ao trabalho. São jovens com menos de 21 anos que não sabem o que é o mundo sem a internet e que têm acesso livre a informações de todas as formas. É uma geração extremamente conectada à internet, mas com um detalhe: leva mais em consideração as experiências que irão viver e como isso irá afetar a sociedade, em detrimento do que estão comprando. Conhecidos também como Geração Milênio, esse jovens gostam de experimentar, pesquisar sobre tudo à sua volta e saber os motivos que movem suas escolhas.

capa

Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de jovens no Distrito Federal entre 15 e 24 anos somam 473 mil pessoas, ou seja, representam 16,4% da população da capital. Diante dessa nova geração crescente, o empresariado precisa repensar desde a criação de um produto até o estilo de venda para se aproximar e conquistar esse novo público.

O empresário e estudioso dessa geração, Marcus Edrisse, explica que esses jovens possuem uma maior consciência em relação ao mundo, à sustentabilidade e aos propósitos que estão atrelados aos produtos ou serviços oferecidos pelo comércio. Eles buscam consumir de empresas que tenham algum compromisso com o retorno para ele e para a sociedade. “O consumo deles é parecido com a forma de pensar: muito imediato. Não tem apego em termos de consumo. Precisam ser conquistados diariamente pelos empresários, de forma clara, objetiva e sincera. Não se deixam enganar com muita facilidade”, acrescenta. Marcus destaca que o maior objetivo dessa geração é ter qualidade de vida. “Se perguntar o que eles querem ser quando crescer, a maioria responderá que quer ser feliz. A felicidade atrelada àquilo que eles gostam, àquilo que sabem fazer e que tem a ver com o propósito de vida de cada um”, explica.

O empresário da loja virtual de calçados e vestuário MUV Shoes, Miguel Marinho, 29 anos, garante que entre os segredos do sucesso é acompanhar as gerações. “Estamos sempre ligados no que está acontecendo, somos bem ativos nas redes sociais. Percebo que os gostos mudam rapidamente e por isso precisamos estar sempre de olho. Prezamos por boas fotografias dos nossos produtos e interagimos no Instagram, Facebook e Snapchat. O público entre 20 e 25 anos representam 40% da nossa venda. Uma das estratégias que utilizamos para atingir essas pessoas é fazer parcerias com os “digitais influencers”, ou seja, enviamos os nossos produtos para blogueiras, por exemplo, e o retorno de vendas é nítido”, assegurou.