Sindivarejista reúne empresários de Taguatinga em seminário

O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), em parceria com o Sebrae, promoveu na noite de quinta-feira (27), no Espaço Cultural do Tagua Parque, um workshop sobre as novas tendências do varejo para os empresários de Taguatinga. O seminário contou com a presença de aproximadamente 400 empresários e chegou ao final trazendo as principais mudanças que estão prestes a influenciar e moldar o futuro do comércio varejista. O presidente do Sindivarejista, Edson Castro, também anunciou a intenção de realizar um plebiscito para saber a opinião dos lojistas sobre a inversão no fluxo do trânsito das avenidas Samdu e Comercial. Segundo ele, a mudança no sentido do trânsito pode causar a “fuga de consumidores”.

Responsável pela abertura do seminário, Edson de Castro apresentou algumas ideias que, para ele, devem se confirmar nos próximos anos e que são de interesse dos lojistas. “Temos que satisfazer nossos clientes em todos os sentidos. A educação baseada na experiência tem de ser central no modelo de negócios das empresas, especialmente para recrutar e reter os talentos da geração do milênio. Os jovens sabem que seus únicos empregadores serão eles mesmos, ainda que trabalhem para você a vida toda”, afirmou.

A questão da tecnologia e a nova era de aplicativos também foram pontos fortes da palestra. “É uma grande oportunidade aos empresários de empresas avançadas terem num mesmo ambiente, a troca de conhecimento, informação e fortalecimento do seu networking”, disse.

O seminário começou com o professor da Universidade do Varejo do Rio de Janeiro e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Juedir Teixeira. Ele explicou como foi à realização da maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation (NFR Big Show), que reúne anualmente milhares de empresários. Juedir explicou que as principais macro tendências no entendimento da NFR foram a tecnologia como ferramenta de gestão para conhecer e compreender os clientes, o crescimento do consumo e a sustentabilidade.

Na ocasião, o professor falou sobre as principais ferramentas de marketing, dando ênfase para a propaganda e promoção, visando estimular o aumento das vendas e do faturamento das empresas. “Os empresários presentes puderam entender a importância da identificação do público-alvo e os meios de comunicação adequados para as ações de divulgação do empreendimento, através de alternativas de baixo custo”, disse Juendir.

O segundo palestrante da noite, o empresário da área de automação comercial Hugo Leite explicou para os empresários como funciona a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e informou os prazos limites de adesão. A Nota Fiscal do Consumidor eletrônica vem substituir o cupom fiscal e a nota fiscal manual. “A NFC-e trará mais mobilidade, barateará custos para empresários e facilitará a vida dos contadores”, revelou. Com a implantação do novo sistema, não será mais obrigatória a impressão do documento, exceto caso o cliente solicite. Neste caso, ele poderá receber a nota via e-mail na forma completa ou ecológica, aquela que vem apenas com o código de barras bidimensional, o QR Code impresso.

O novo modelo será mais seguro tanto para empresas quanto para consumidores, que terão os documentos armazenados eletronicamente, o que diminui muito a chance de extravio, o que acontece muito comumente com as notas de papel. Apesar da migração para o meio eletrônico, o comprovante de compra não deixará de ser gerado mesmo que haja falta de internet. “Uma das premissas para a implantação da NFC-e é que o comerciante não perca suas vendas, por isso será possível emiti-la offline. O cancelamento pode ser solicitado em até 24h”, disse Hugo. A transmissão de dados poderá ser feita inclusive, em nuvem, o sistema de armazenamento de dados online. Hugo explicou que o aparelho custa entre R$ 700 e R$ 800, dependendo da marca. Com participação nos principais eventos de varejo mundial, o último convidado da noite foi o palestrante diretor da empresa Designer Brasuca, Angêlo Whosoever.