fbpx

Sindivarejista reúne empresários de Taguatinga em seminário

O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), em parceria com o Sebrae, promoveu na noite de quinta-feira (27), no Espaço Cultural do Tagua Parque, um workshop sobre as novas tendências do varejo para os empresários de Taguatinga. O seminário contou com a presença de aproximadamente 400 empresários e chegou ao final trazendo as principais mudanças que estão prestes a influenciar e moldar o futuro do comércio varejista. O presidente do Sindivarejista, Edson Castro, também anunciou a intenção de realizar um plebiscito para saber a opinião dos lojistas sobre a inversão no fluxo do trânsito das avenidas Samdu e Comercial. Segundo ele, a mudança no sentido do trânsito pode causar a “fuga de consumidores”.

img-boletas

Responsável pela abertura do seminário, Edson de Castro apresentou algumas ideias que, para ele, devem se confirmar nos próximos anos e que são de interesse dos lojistas. “Temos que satisfazer nossos clientes em todos os sentidos. A educação baseada na experiência tem de ser central no modelo de negócios das empresas, especialmente para recrutar e reter os talentos da geração do milênio. Os jovens sabem que seus únicos empregadores serão eles mesmos, ainda que trabalhem para você a vida toda”, afirmou.

A questão da tecnologia e a nova era de aplicativos também foram pontos fortes da palestra. “É uma grande oportunidade aos empresários de empresas avançadas terem num mesmo ambiente, a troca de conhecimento, informação e fortalecimento do seu networking”, disse.

O seminário começou com o professor da Universidade do Varejo do Rio de Janeiro e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Juedir Teixeira. Ele explicou como foi à realização da maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation (NFR Big Show), que reúne anualmente milhares de empresários. Juedir explicou que as principais macro tendências no entendimento da NFR foram a tecnologia como ferramenta de gestão para conhecer e compreender os clientes, o crescimento do consumo e a sustentabilidade.

Na ocasião, o professor falou sobre as principais ferramentas de marketing, dando ênfase para a propaganda e promoção, visando estimular o aumento das vendas e do faturamento das empresas. “Os empresários presentes puderam entender a importância da identificação do público-alvo e os meios de comunicação adequados para as ações de divulgação do empreendimento, através de alternativas de baixo custo”, disse Juendir.

O segundo palestrante da noite, o empresário da área de automação comercial Hugo Leite explicou para os empresários como funciona a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e informou os prazos limites de adesão. A Nota Fiscal do Consumidor eletrônica vem substituir o cupom fiscal e a nota fiscal manual. “A NFC-e trará mais mobilidade, barateará custos para empresários e facilitará a vida dos contadores”, revelou. Com a implantação do novo sistema, não será mais obrigatória a impressão do documento, exceto caso o cliente solicite. Neste caso, ele poderá receber a nota via e-mail na forma completa ou ecológica, aquela que vem apenas com o código de barras bidimensional, o QR Code impresso.

O novo modelo será mais seguro tanto para empresas quanto para consumidores, que terão os documentos armazenados eletronicamente, o que diminui muito a chance de extravio, o que acontece muito comumente com as notas de papel. Apesar da migração para o meio eletrônico, o comprovante de compra não deixará de ser gerado mesmo que haja falta de internet. “Uma das premissas para a implantação da NFC-e é que o comerciante não perca suas vendas, por isso será possível emiti-la offline. O cancelamento pode ser solicitado em até 24h”, disse Hugo. A transmissão de dados poderá ser feita inclusive, em nuvem, o sistema de armazenamento de dados online. Hugo explicou que o aparelho custa entre R$ 700 e R$ 800, dependendo da marca. Com participação nos principais eventos de varejo mundial, o último convidado da noite foi o palestrante diretor da empresa Designer Brasuca, Angêlo Whosoever.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.