Sindigêneros promove ação social no DF

Desde 2009, o Sindicato do Comércio Varejista de Carnes frescas, Gênero Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas de Brasília (Sindigêneros-DF) promove o projeto social Semeando Flores e Colhendo Esperança. O intuito é ensinar uma profissão para jovens que estão quase desistindo da escola e fazer com que os adolescentes voltem a acreditar nos estudos e nas próprias capacidades.

O presidente do sindicato Joaquim Santos explica que os alunos estudam na Escola do Parque da Cidade, também conhecida como Promoção Educativa do Menor (Proem). A instituição recebe alunos com defasagem de idade ou série. Os motivos para o atraso na vida escolar são variados. O curso tem duração de um ano e as aulas ocorrem uma vez por semana. “É notória a diferença de comportamento dos meninos antes e depois do curso, seja no linguajar ou na forma de se relacionar”, aponta Santos.

No inicio deste mês, foi realizado o FesflorBrasil na Capital e o sindicato esteve com um estande no evento. Os visitantes da feira tinham a oportunidade de fazer alguns arranjos e eram os próprios adolescentes do projeto que ajudavam o público com o trabalho que foi intitulado como “kit esperança”. De 2009 a 2012, 30 estudantes se formaram no curso. Destes, um virou empresário e 12 estão empregados na área. No final do ano, a intenção é formar mais 10 alunos. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone: 3242-9002.