Sindicato das papelarias espera acréscimo de 5% nas vendas de materiais escolares em janeiro

O Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do Distrito Federal (Sindipel-DF) está confiante com as vendas de materiais escolares para o início de 2020. Segundo a entidade, a expectativa é de um incremento de 5% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2019. O presidente do sindicato, José Aparecido da Costa Freire, informa que um dos fatores para o crescimento na procura é o Cartão Material Escolar, programa do GDF que disponibiliza recursos para família de baixa renda, com a finalidade de ajudar nas compras dos materiais. A verba deste ano é de R$ 31 milhões, o que representa um acréscimo de R$ 11 milhões quando comparado com 2019.

Segundo José Aparecido, as vendas começam a aquecer o mercado a partir deste mês, após as festas de final de ano. “O mês de janeiro é considerado o Natal das papelarias, onde o empresário consegue realizar um grande volume de vendas”, diz. Ele orienta ainda que os empreendedores façam um estoque maior para o período, para evitar dor de cabeça. “Muitos pais e mães deixam para comprar na última hora e o empresário precisa estar atento a essa demanda para não acabar perdendo venda”, destaca.

O Sindipel informa que 333 empresas se cadastraram para participar do programa Cartão Material Escolar em 2018. Para 2020, são esperadas mais de 400 lojas para atender os alunos. “O projeto é muito bom para os empresários do segmento, gerando renda e emprego. Além disso, cria uma cidadania enorme, dando oportunidade para um pai ou uma mãe poderem escolher o material para o seu filho”, explica Aparecido. O ticket médio para 2020 vai de R$ 220 a R$ 320 por cartão.