fbpx

Sindicato consegue prorrogar norma sobre contratação de profissional de microbiologia

por acm

Os empresários do setor de beleza do Distrito Federal terão mais tempo para se adequarem a resolução normativa que dispõe sobre a obrigatoriedade dos salões de beleza em contratar um profissional com conhecimentos básicos em microbiologia. A norma nº.06/2014 que entraria em vigor no dia primeiro de abril foi adiada para junho de 2015, após reunião realizada na quarta-feira (11), com o Sindicato dos Salões de Barbeiros e Cabeleireiros (Sincaab), a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde do DF.

A presidente do Sincaab, Elaine Furtado, explica que a principal razão para o adiamento da norma é para a capacitação dos profissionais “Estamos estudando parcerias com o Senac e o Sebrae para a realização dos cursos”, explica Elaine. “É uma norma excelente que vai melhorar a qualidade das empresas, além do cliente se sentir mais seguro. Atualmente existem muitos salões que não tem cuidado com a limpeza. Acredito que com essa norma o setor vai melhorar”, ressalta.

A norma estabelece que os empreendimentos que realizam atividades de cabeleireiro, barbearia, depilação, manicure e pedicure, estética facial, estética corporal, banho de ofurô, massagem estética e similares no DF precisarão contar com profissional que cuidará de funções como limpeza, desinfecção e esterilização de equipamentos, higienização de superfícies e biossegurança e gerenciamento de resíduos. Os salões também terão que ter um manual para as atividades desenvolvidas no local e disponibilizar luvas, óculos, máscaras e jalecos para os funcionários. Caso a norma seja descumprida, o estabelecimento poderá ser multado e ter o alvará de funcionamento cancelado.