fbpx

Shoppings investem em atividades diferenciadas para atrair clientes

Shoppings apostam em programação para crianças

Investir em criatividade e inovação é a aposta dos centros comerciais da cidade para chamar o público e continuar relevante diante dos novos hábitos de consumo. As propostas envolvem desde atividades para crianças, horta comunitária, até exposição de cervejas artesanais. Segundo os representantes dos shoppings, a ideia é ocupar os espaços para atrair consumidores. Ao chamar a atenção de um consumidor para um evento gratuito no shopping, ele, eventualmente, acaba usando a praça da alimentação e entrando em lojas para fazer compras.

Olhar as tendências do momento para atrair o grande público é um bom começo. Um exemplo disso é a cerveja artesanal, que tem ganhado muitos admiradores nos últimos anos. Atento a essa tendência, o shopping Pátio Brasil passou a oferecer um espaço para o Beba do Quadrado, um evento já conhecido na capital que divulga a produção de cervejas artesanais do DF todo mês. No evento, cuja entrada é gratuita, o público tem a oportunidade de beber diretamente daqueles que produzem os melhores rótulos da capital, além de marcas nacionais e importadas, como a Cervejaria Ayres, a Kombeerdf, A Tal da Bebida, a Cervejaria Dogma, a Cervejaria EverBrew, a Bodebrown e a Cervejaria Colorado.

Já no JK Shopping, além de projetos fixos, que acontecem semanalmente, existem vários itinerantes dos mais diversos temas como: moda, esporte, saúde e educação. De acordo com o Superintendente da unidade, Marcos Atayde, são, em média 150 eventos por ano. Todos envolvem apresentações musicais, exposições, teatro e uma série de atrações para todas as idades. “Um grande incentivo aos projetos que expressam todo o movimento artístico e a diversidade da população”, explica. Ele conta ainda que esses eventos trazem mais público para o shopping. “O envolvimento cultural e emocional com as pessoas faz toda diferença, os frequentadores se apropriaram do espaço para aproveitar a extensa programação gratuita que é oferecida todos os meses no mall”, comenta.

Uma das atividades é o “JK na laje”, que tem uma programação musical intensa e gratuita com shows de diversos ritmos, além de aulões de fit dance, kangoo jump, apresentações de baile charme e paredão de som automotivo. E para completar, piscininhas e duchas estão disponíveis para a galera se refrescar à vontade, e também espreguiçadeiras e cadeiras de praia.

Uma iniciativa mais voltada para a sustentabilidade é o Nossa Horta, uma ação para fortalecer os laços de solidariedade com a comunidade local. A Nossa Horta é uma horta urbana e comunitária, onde são cultivadas verduras, legumes, hortaliças e ervas medicinais. A colheita acontece quinzenalmente e seus produtos são distribuídos, gratuitamente, entre o público em geral, clientes, lojistas, colaboradores e para uma escola pública da região, como um reforço para a merenda dos alunos. A plantação é 100% orgânica e o adubo vem do processo de compostagem dos resíduos orgânicos recolhidos da praça de alimentação do shopping.

O carnaval também foi um tema muito usado pelos shoppings para ganhar público durante o mês de fevereiro. O Conjunto Nacional, por exemplo, preparou dois dias de festas pré-carnavalescas. O BloKids, dedicado às crianças, teve atividades lúdicas para o público infantil. O evento foi gratuito e contou com a presença do Palhaço Aipim, que conduziu o evento com muito alto astral e envolveu os pequenos em várias brincadeiras. “O carnaval sempre rondou o imaginário brasileiro, por isso proporcionamos aos nossos clientes uma experiência lúdica e festiva no conforto do espaço do Conjunto Nacional, que foi totalmente decorado no clima da folia”, explica Cláudia Durães, gerente de Marketing do Conjunto Nacional.

Atividades com as crianças sempre movimentam as praças dos shoppings especialmente nas férias e nos finais de semana. Nas férias, o Boulevard Shopping Brasília ofereceu para as crianças, gratuitamente, a “Escola de Gênios”. Em uma estrutura de 82m² inspirada na série homônima do canal por assinatura Gloob. A atração recebeu crianças de 4 a 10 anos para brincar em grupos e solucionar desafios de ciências e tecnologia. Outra atividade que fez muito sucesso foi a Neurolab, onde os participantes puderam observar um neurônio com o auxílio de um microscópio. A atividade oferecida pelo Boulevard Shopping também contou com uma “Pista dos Sentidos”, cujo objetivo era ensinar o funcionamento do sistema nervoso. Depois de cumprir todos os desafios, as crianças eram consideradas aptas a estudar na Escola de Gênios.

Em parceria com o Sesc-DF, o Alameda Shopping também ofereceu programação especial com o Sesc Folia. Foram dois dias de baile infantil com desfile de fantasias, pintura de rosto, oficina de máscaras carnavalescas e desenhos para crianças de todas as idades.

E que tal sair para consumir um pouco de arte? Alguns shoppings da cidade têm investido em espaços voltados para exposições artísticas. O Pátio Brasil, por exemplo, possui uma galeria que conta com exposições temporárias e vendas de pinturas sobre tela, aquarelas, gravuras, desenhos, fotografias, reproduções em Fine Art, esculturas, objetos, instalações e outras manifestações artísticas. O Pátio Galeria é também um espaço para palestras, debates sobre arte e cultura, cursos, workshops, ateliês compartilhados e co-art, além de performances, rodas de poesia, pequenas apresentações musicais e de dança.

O Boulevard Shopping Brasília também oferece exposições. Desde janeiro, o shopping recebe a exposição “Uma Viagem No Tempo Através da Pintura”, dos artistas plásticos Celso Castro, Carvalho de Castro, Ludmila Araújo, Paulo Peter, Sousa Branco, Jacira Moreira e Israel Sodré. Com entrada gratuita, a mostra fica no 2° piso do mall, exposta de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 13h às 19h. As 52 obras de artes — que estão à venda — carregam estilos entre o acadêmico, realismo, impressionismo, cubismo e contemporâneo que retratam paisagens e flores, com técnicas de óleo e acrílico sobre tela, de artistas catalogados e com medalhas em salões nacionais e internacionais.

O teatro tem sido uma grande aposta dos shoppings também. Para animar o fim de semana dos brasilienses, o Iguatemi Brasília propõe uma programação especial para as crianças. O shopping realiza sessões teatrais todos os domingos, às 15 horas, no Teatro da Livraria Cultura. São, em média, 50 minutos de pura descontração. As companhias de teatro convidadas trazem histórias dinâmicas, interativas e engraçadas. Além disso, utilizam diferentes recursos e elementos de encenação para contar as histórias. O teatro tem capacidade para receber até 200 convidados, e a entrada é gratuita. Outros shoppings como o DF Plaza, o Terraço também oferecem atividades lúdicas para as crianças aos finais de semana.

Nas férias é o momento em que os pais precisam buscar atividades no tempo livre das crianças. Por isso, os shoppings cada vez mais têm criado atividades que chamem a família para seus pátios. Até o dia 1 de março, o Taguatinga Shopping, por exemplo, oferece aos visitantes uma imersão no Castelo dos Sonhos. Uma atração inédita e interativa, inspirada num castelo que traz divertidas atividades e a presença de super-heróis para agitar a programação da criançada. O castelo recebe a criançada com muita diversão e desafios em um circuito de brincadeiras que passa por grandes tubos e escorregadores, e em grandes aventuras na escada de cordas, nos jogos da floresta, na torre de subida e no painel de super-herói, entre outros.

Em meio a um mar de bolinhas verdes, o castelo traz a temática de super-heróis como Batman, Mulher Maravilha, Super Homem e Homem Aranha. Nos finais de semana, os personagens aparecerão de hora em hora na sexta, sábado e domingo. O Castelo dos Sonhos possui mais de 15 atividades disponíveis, ao valor de R$ 20 por 20 minutos de experiência. O horário de funcionamento da atração é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e nos domingos e feriados, das 12h às 22h.

A gerente de Marketing do Taguatinga Shopping, Maíra Garcia, explica que oferecer atividades que vão além do comércio é mais que necessário em tempos de grande concorrência na cidade. “Hoje o shopping não é apenas um centro de compras. Ele é um centro de convivência, conveniência e entretenimento. Quanto mais a pessoa se sentir atraída, mais ela volta, fideliza e motiva a compra. Isso mexe, de fato, no resultado do negocio de um shopping. O entretenimento é um valor agregado. Isso ajuda o cliente a escolher o shopping. Gerar experiência inovadora para nosso cliente”, explica.

No ParkShopping, as férias foram um sucesso com a presença do “Incrível Jardim dos Insetos Gigantes”, que recebeu a visita de milhares de pessoas. De acordo com o shopping, esse tipo de atividade chega a levar a um aumento de 30% a 40% de público. Ainda de acordo com representantes do ParkShopping, é importante investir em programação cultural em datas especiais como no aniversário de Brasília, no dia das crianças, no Halloween, no Natal, etc. “Os eventos de moda e exposições lúdicas oferecidos pelo Parkshopping sempre possuem como característica principal o caráter educativo. Além disso, muitas dessas atividades surpreendem justamente por trazer inovações tecnológicas incríveis. Entre as mais recentes, destaque para o Fhits Fashion Talks, o Happy Pop’s by The Sweet Art Museum e a Park Virtual”.

Pet Friendly

Quer ganhar um ponto com o consumidor? Receba o pet dele no seu estabelecimento. E grande parte dos comerciantes já devem ter percebido que abrir esses espaços para os pets tem sido quase que obrigatório para ganhar público. Estabelecimentos como Conjunto Nacional, Taguatinga Shopping, DF Plaza, Parkshopping e JK Shopping estão preparados para receber os bichinhos.

O carnaval do Conjunto Nacional, por exemplo, teve o BloCão, que foi a folia dos peludinhos e seus tutores, com a realização de um desfile e diversas brincadeiras. A festa teve um Quiz Animal, no qual o mestre de cerimônias fez perguntas e falou curiosidades sobre o mundo dos bichos. Também teve petiscos e brindes durante toda a programação.

O conceito Pet Friendly tem a ver com uma mudança no estilo de vida dos brasileiros. Somos o segundo maior mercado global de produtos desta área, com 6,4% de participação. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 44% dos domicílios possuem pelo menos um cachorro.

O Taguatinga Shopping se posicionou afirmando que amadurecimento do setor estimulou mudanças no estabelecimento. “Depois de uma modernização, passamos a receber os fiéis companheiros de seus clientes para passeios super divertidos. Buscando oferecer a melhor experiência de compra possível, o shopping passou a oferecer empréstimo de carrinhos pets gratuitamente, além de bebedouros em locais específicos e saquinhos higienizadores (cata-caca), disponíveis no Balcão de Informações, no terceiro piso, ou com os seguranças pelo shopping. Até na decoração de Natal os companheiros ganharam espaço: a Aldeia do Noel conta, também, com um trono pet, para uma foto completa da família”, afirma nota enviada pelo Shopping.

 

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.