O Instituto Fecomércio realizou na tarde desta quinta-feira (17), no Brasília Shopping, a sexta edição do Workshop Conjuntural 2016. O encontro teve o objetivo de orientar os empresários do comércio e serviços sobre a realidade econômica do DF, além de apresentar as pesquisas sazonais realizadas pela instituição com o intuito de prepará-los para as vendas nas datas festivas. Desta vez, foi apresentada a pesquisa sobre a intenção de compras para o Natal.
A diretora executiva do Instituto Fecomércio, Elizabet Campos, aponta que o Workshop Conjuntural traz a oportunidade do empresário mudar as estratégias de venda com o conhecimento antecipado sobre o comportamento do consumidor através da pesquisa. “A ideia é sensibilizar o empresário para a importância dos dados com o objetivo de impulsionar as vendas”, diz. Ela conta que este ano o Workshop Conjuntural 2016 passou pelo Pátio Brasil, Conjunto Nacional, Taguatinga Shopping, Park Shopping e Boulevard Shopping.
A palestrante do IF, a consultora Andrea Antinoro, apresentou os dados econômicos da pesquisa conjuntural de outubro e da pesquisa do Natal. Segundo ela, o consumidor está cauteloso na hora de gastar, por isso, é importante investir em um bom atendimento na hora da venda. “Às vezes a venda não é feita na hora, mas com um bom atendimento, o cliente volta e compra”, aponta Andrea.
Ainda de acordo com a consultora, em outubro, comércio e serviços tiveram juntos queda de -0,38%. “Mesmo o número sendo negativo, a leitura é de estabilidade nas vendas no Distrito Federal”, explica Antinoro. Em relação ao Natal, a pesquisa é positiva, pois aponta que 66,9% dos consumidores pretendem presentear na data comemorativa.
A gerente de marketing do Brasília Shopping, Maíra Garcia, também participou do encontro e ficou otimista com os dados apresentados. “Os clientes não vão deixar de comprar neste Natal, vão apenas comprar menos por conta da situação financeira mais apertada. E se ele vai comprar menos, quer dizer que ele está mais exigente, por isso a importância, como foi dita na palestra, o bom relacionamento com o cliente na hora do atendimento”, ressaltou a gerente.