Setores de comércio e serviços do DF fecham 2015 com resultado negativo

conunAs vendas do comércio brasiliense fecharam 2015 com uma queda de -18,69% em relação ao ano anterior. Serviços também acumulou um resultado negativo, com queda de -15,82%. Esse foi o pior resultado da série histórica medida pela Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae. No acumulado dos últimos 12 meses (dez 2014 x dez 2015) as vendas tiveram queda de 17,85% (comércio e serviços).

Como ocorre tradicionalmente, o resultado das vendas de dezembro em comparação com novembro foram positivos. Mas o Natal não foi suficiente para reverter a trajetória de queda ao longo do ano. Em dezembro de 2015, as vendas do comércio cresceram 12,35% na comparação com novembro. Já as vendas do setor de serviços cresceram 2,65%. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que este movimento do último mês do ano é sazonal e caracteriza-se pelo pico de vendas natalino. “Esse resultado é o reflexo do desaquecimento no varejo ao longo do ano, fruto de um cenário econômico com crédito mais caro, endividamento elevado, inflação alta e queda na confiança do consumidor”, ressalta Adelmir Santana.

É importante ressaltar que a Pesquisa Conjuntural é realizada apenas com Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal. Apenas os segmentos de Floricultura (-5,70%) e o de Óticas (-0,24%) apresentaram queda no comércio. Já os segmentos que apresentaram alta nas vendas em dezembro de 2015 foram: Vestuário (42,77%); seguido pelo de Calçados (37,67%); Lojas de Utilidades Domésticas (29,60%); Livraria e Papelaria (25,81%); Informática (7,41%); Autopeças e Acessórios (6,43%); Tecidos (6,36%); Mercado e Mercearia (6,13%); Móveis e Decoração (5,09%); Farmácia e Perfumaria (4,90%); Material de Construção (4,42%) e Bares, Restaurantes e Lanchonetes (4,32%).

No setor de serviços, o destaque em dezembro ficou para o segmento de Salão de Beleza que registrou crescimento nas vendas de 19,92%, seguido por: Clínica de Estética (14,97%); Aluguel de Artigos para Festas (6,70%); Reparação de Eletroeletrônicos (6,62%); Autoescola (4,60%); Petshop (4,28%). Os segmentos de serviços que apresentaram queda nas vendas no mês de dezembro foram: Agência de Viagem (-16,35%); Casa de Eventos (-11,74%); Academia (-2,80%) e Ensino de Idiomas (-0,90%).

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras durante todo o ano de 2015. Em dezembro, a modalidade respondeu por 45,25% das vendas no comércio. No setor de serviços, foi responsável por 40,54% das compras. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 595 do comércio e 305 de serviços.