fbpx

Setor produtivo reúne 19 deputados distritais e apresenta propostas para gerar desenvolvimento e frear aumento de impostos

Durante um almoço realizado na tarde desta segunda-feira (28), numa casa de eventos no Lago Sul, lideranças empresariais brasilienses reuniram os deputados distritais para apresentar propostas capazes de estimular o desenvolvimento econômico e gerar emprego e renda no DF. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, entregou ao presidente da frente parlamentar em defesa do setor produtivo, criada pela Câmara Legislativa, deputado Bispo Renato (PR), um documento com 13 proposições prioritárias e mais outras 39 propostas. As reivindicações foram entregues em nome do setor produtivo. Todos os deputados distritais foram convidados para cerimônia, sendo que dos 24 parlamentares, 19 estiveram presentes.

unnamed (4)A reunião com o Poder Legislativo da capital da República teve como objetivo primordial apresentar as preocupações dos empresários com a economia, segurança, tecnologia, turismo e outros temas. “O trabalho entregue é fruto de muitos encontros que se deram dentro de nossas organizações e dentro da própria Câmara Legislativa. Esse projeto foi feito a muitas mãos, durante vários dias”, explicou Adelmir. “Entregamos aos deputados as nossas dificuldades, que precisam de soluções. É necessário que nós, empresários, tenhamos uma participação na discussão dos problemas da cidade, esse é o fundamento do nosso encontro”, completou. As reivindicações foram formuladas por sindicatos patronais variados, pela Federação do Comércio, pela Associação Comercial do DF e por outras entidades do setor produtivo, como o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF.

Algumas propostas sugerem a aprovação de projetos já existentes ou a regulamentação de medidas capazes de alavancar a economia. Entre elas, está o pedido de incluir no Programa de PPP do GDF a exploração de estacionamentos em áreas pré-definidas pelo governo, ouvindo o setor produtivo; a realização de mutirão para identificar e combater o excesso de burocracia em todos os níveis da administração pública, buscando reduzir o número de normas e estabelecer prazos compatíveis. O documento também sugere investimentos na divulgação de Brasília como centro receptor de turismo.

O presidente da frente parlamentar em defesa do setor produtivo, deputado Bispo Renato (PR), ressaltou a importância do setor produtivo para o desenvolvimento de Brasília e garantiu que entregará o documento nas mãos do governador Rodrigo Rollemberg. “O governo está perdido, alguém tem que ensinar a ele um caminho para que Brasília volte a crescer. Neste ponto, o setor produtivo é fundamental para a construção dessa história”, disse Bispo Renato. Ele também aproveitou para anunciar que votará contra as medidas anunciadas pelo Executivo que implicam em aumento de impostos. “Não é aumentando a carga tributária que vamos fazer de Brasília uma cidade melhor, mas sim cortando gastos, só assim poderemos oferecer uma melhor desenvoltura e continuar gerando emprego e renda”, afirmou.

A presidente da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão, também esteve presente no encontro e comentou sobre a necessidade de se criar um diálogo mais aberto com os empresários. “Esse é o nosso papel, escutar e tentar resolver os problemas de nossa cidade. Acredito que se o País não virar a página da burocracia e da morosidade vamos acabar entrando em um colapso”, explicou Celina Leão. Segundo ela, os deputados distritais tem cumprido um papel importante para a evolução política da cidade, no sentido de escutar a sociedade.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Edson de Castro, disse que os empresários estão dispostos a desamarrar os nós da burocracia e desatar a economia. Ele também se mostrou contra o aumento de impostos sugeridos pelo GDF. “Hoje, a realidade é que vários empresários estão fechando as suas lojas e demitindo os seus funcionários”, disse. “Esse projeto apresentado aos deputados trata de assuntos que estão parados ou incompletos ou largados pelo governo”, acrescentou Edson.

Entre os deputados presentes estavam: Agaciel Maia (PTC); Bispo Renato Andrade (PR); Celina Leão (PDT); Chico Vigilante (PT); Cláudio Abrantes (PT); Cristiano Araújo (PTB); Joe Valle (PDT); Julio César (PRB); Liliane Roriz (PRTB); Lira (PHS); Luzia de Paula (PEN); Professor Israel (PV); Rafael Prudente (PMDB); Raimundo Ribeiro (PSDB); Rodrigo Delmasso (PTN); Sandra Faraj (SD); Telma Rufino (PPL); Wasny de Roure (PT) e Wellington Luiz (PMDB).

Acesse as propostas aqui: setorprodutivo-2015