Setor de turismo do DF luta contra fusão de secretaria

Entidades que representam o setor de turismo do Distrito Federal entregaram nesta quinta-feira (1º) um documento para o governador Rodrigo Rollemberg solicitando que ele não concretize a fusão de secretarias de governo. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Distrito Federal (Sindeventos-DF), Francisco Maia, com a junção das pastas o setor de turismo e o segmento de eventos será enfraquecido.

“Nas vésperas das eleições de 2014 o então candidato ao governo Rodrigo Rollemberg firmou um compromisso com o setor de turismo. Na época, ele afirmou que criaria uma Secretaria de Estado de Turismo mais ativa, promovendo Brasília, com novo material de divulgação, contendo vídeos da cidade, contatos com a mídia especializada em turismo, entre outras propostas” explica Francisco Maia. “Agora, eles estão querendo fundir as pastas em um conjunto de secretarias, o que é inaceitável para o segmento”, diz.

Os empresários sugeriram, para minimizar possíveis perdas do setor, que se realmente houver a necessidade de fusão de secretarias, que a pasta de Cultura seja unida a de Turismo. Segundo a carta entregue ao governador, ambas as secretarias contribuem para o desenvolvimento uma da outra. Também foi proposto a criação de uma agência de turismo, nos moldes da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex Brasil), com o objetivo de criar mecanismos para desenvolver o turismo da capital da República.

Na entrega da carta, o segmento foi representado pelo o presidente do Sindeventos, Francisco Maia; pelo presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhobar), Jael da Silva; pelo presidente do Convention Bureau Brasília, Henrique Severien, e pelo diretor Executivo do Convention Bureau Brasília, Delfin Almeida. Sindeventos e Sindhobar fazem parte da base da Fecomércio.