Setor de comércio, serviços e turismo se manifesta contra violência no DF

Em reunião realizada nesta sexta-feira (31), na sede da Fecomércio-DF, no Setor Comercial Sul, os empresários discutiram a crise na segurança pública do DF. Segue a íntegra da nota aprovada:

Manifesto dos setores de comércio, serviços e turismo

em repúdio à violência no DF

O setor produtivo do Distrito Federal, representado neste documento por diversos segmentos dos setores do comércio de bens, serviços e turismo, manifesta o seu repúdio à falta de segurança pública no DF. O agravamento da situação requer a adoção de medidas imediatas para preservar a vida dos cidadãos.

Somente neste mês de janeiro foram registrados mais de 100 incidentes criminosos nos setores de bares e restaurantes, 92 em farmácias, 60 em supermercados e cerca de 130 em postos de combustíveis. É preciso dar um basta na violência. A população não pode continuar refém do crime, da irresponsabilidade de alguns policiais e da falta de planejamento do governo.

Diante dessa situação, os empresários da capital do País sugerem ao governador Agnelo Queiroz a implementação das seguintes propostas:

1- Convocação da Forca Nacional de Segurança Pública para dar apoio ao Distrito Federal caso persista a operação tartaruga da Polícia Militar.

2- Policiamento ostensivo nas ruas e alocação dos policiais em suas atividades fins. Hoje, muitos PMs estão deslocados de suas funções ou cedidos a outros órgãos do governo.

3- Implementação de uma ação integrada entre as polícias militar e civil e as demais forças de segurança pública, além de uma cooperação com as forças de segurança dos Estados vizinhos.

4- Ampliação do número de câmeras de vigilância do sistema do próprio do GDF e sua utilização em locais considerados de risco e com maior frequência de assaltos.

5- Assegurar que os conselhos de segurança funcionem de forma efetiva a fim de permitir a adoção de medidas práticas que possam dar segurança à população.

6- Ampliação do investimento em iluminação pública.

7- Realização de uma ação social ampla para retirar das ruas os viciados em drogas e menores em condições degradantes e oferecer tratamento a esses indivíduos.

8- Convocação imediata dos policiais militares e civis que foram aprovados em concursos.

Os empresários do DF acreditam que essas são questões fundamentais para o enfrentamento da criminalidade na capital do País. Assinam este manifesto as seguintes entidades:

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel-DF)

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH)

Associação Comercial do DF (ACDF)

Associação das Empresas do Setor de Indústria, Abastecimento, Transporte, Cargas e Inflamáveis do DF (AESIATI-DF)

Associação dos Supermercados de Brasília (Asbra)

Brasília Convention Bureau

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF)

Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF)

Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do DF (Sindicombustíveis-DF)

Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do DF (Sincofarma-DF)