fbpx

Sesc vai construir hospital de campanha no DF para auxiliar no tratamento do coronavírus

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (14), na sede da Fecomércio-DF, com o governador Ibaneis Rocha, o presidente da Federação do Comércio, Francisco Maia, confirmou que o Sesc construirá em Brasília um hospital de campanha para receber pacientes com o novo coronavírus. A responsabilidade e gerência do hospital será do Departamento Nacional do Sesc. Nesta sexta-feira (15), às 10h, o governador Ibaneis assinará, no Palácio do Buriti, com a presença do ministro da Saúde, Nelson Teich, um acordo para dar início a instalação do hospital temporário.

A estrutura hospitalar contará com 400 leitos, sendo 360 de internação clínica e 40 leitos de tratamento semi-intensivo. O local do hospital ainda não foi definido. O intuito, segundo o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, é auxiliar na assistência contra o COVID-19. Além de ser uma exigência da juíza titular da 3ª Vara Federal Cível do DF, Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, para que o comércio possa voltar a funcionar na capital federal.

Deste modo, com as exigências cumpridas, a Fecomércio-DF e o GDF estão confiantes de que o comércio reabra na próxima segunda-feira (18), como está previsto em Decreto Oficial do DF. “Será um hospital voltado para o comerciário e para a população de baixa renda. A estrutura segue exigência da juíza federal”, informa o presidente da Federação, Francisco Maia.

A estrutura contará ainda com postos de enfermagem; postos de preparo de medicação; farmácias satélites; salas de procedimentos invasivos; salas de processamento; salas de equipamentos; depósitos de material de limpeza (DML) e utilidades. Além de salas de triagem; recepções para ambulâncias; áreas de assepsia do corpo clínico, entre outros.

Testagem no DF

O Sesc-DF oferece, na unidade da 504 Sul, o teste rápido para detectar o novo coronavírus e, no mesmo dia, agenda a consulta médica. O valor para os dois procedimentos (consulta e exame covid-19) será de R$ 199 à vista ou parcelado em três vezes no cartão de crédito. O horário de atendimento para a realização dos testes é das 9h às 12h.