Sesc participa da Troca da Bandeira em comemoração ao aniversário de Brasília neste domingo

Para celebrar os 59 anos de Brasília, o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal participará neste domingo (21), das 8h às 12h, da cerimônia da Troca da Bandeira e de uma manhã cívica na Praça dos Três Poderes. A Casa Militar do Distrito Federal (Bombeiros e PMDF) será a responsável pela solenidade deste fim de semana. Após a troca, marcada para às 9h, o Sesc-DF oferecerá ao público orientações de saúde e uma programação cultural. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, estará presente na solenidade.

Esta é a segunda vez que o Sesc participa da cerimônia. O apoio do Serviço Social do Comércio é fruto de uma parceria com a Secretaria de Turismo do DF. A presença do Sesc foi intermediada pela Fecomércio-DF. O presidente da Federação, Francisco Maia, destaca que a atividade integra um conjunto de ações que serão realizadas. “A presença do Sesc faz parte de uma aproximação que estamos realizando com o governo do Distrito Federal e inclusive já assinamos um protocolo de intenções com o GDF. Na área do turismo estamos trabalhando para valorizar a cidade e a Troca da Bandeira representa um importante momento cívico da capital”, revelou.

Segundo o representante do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, a instituição oferecerá entretenimento e diversos serviços em um espaço para o turismo cívico. “A primeira participação foi um sucesso e entendemos que o Sesc tem muito a oferecer em termos de serviços. Oportunidades como essa são excelentes para realizarmos o atendimento ao público. Somos privilegiados por morar em uma cidade que é um museu a céu aberto e agora junto com a Fecomércio-DF e a Secretaria de Turismo poderemos mostrar aos moradores de Brasília e visitantes uma opção de turismo cívico com muitas atividades”, afirmou.

O Sesc levará a unidade móvel do Bibliosesc e o grupo Circo Teatro Artetude que fará intervenções artísticas com a presença de malabaristas, músicos e palhaços. A instituição disponibilizará também atividades recreativas que incluem totó, pingue-pongue, oficinas de ilustração, pintura ao ar livre e cama elástica. Além disso, as áreas de saúde e odontologia estarão presentes com estande prestando orientações sobre hábitos saudáveis e cuidados com a higiene bucal.

O evento deste domingo é organizado pela Casa Militar do GDF e pela Secretaria de Turismo. Na programação, bombeiros descerão de rapel o prédio do Congresso Nacional, uma tirolesa será instalada no alto do monumento e a esquadrilha da fumaça fará uma apresentação. Food trucks e brinquedos infláveis também estarão no local. A Troca da Bandeira é feita todo primeiro domingo do mês. Em cada edição, uma das Forças Armadas, ou a Casa Militar do Distrito Federal, é responsável pelo evento.

Programação:

9h10: Hasteamento do Pavilhão Nacional
9h30: Desfile da tropa
9h50: Encerramento da solenidade de Troca da Bandeira
10h: Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
10h30: Demonstrações Técnico-Profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF)
– Rapel (a partir do Congresso)
– Tirolesa (a partir do Congresso)

Ao longo de toda a manhã cívica, de 9h às 12h, haverá:

– Exposição de veículos e equipamentos militares
– Interação com animais adestrados
– Interação com Trupe Circense do Sesc