Sesc homenageia produtores do Carnaval no Parque pela parceria na arrecadação de 43 mil quilos de alimentos

O programa Mesa Brasil Sesc arrecadou 43 mil quilos de alimentos que foram doados durante os oito dias do evento Carnaval no Parque. A doação de 1 quilo de alimento não perecível valia um passaporte individual de meia entrada durante os shows. Para celebrar o recorde de arrecadação, o Sesc-DF homenageou os produtores do Carnaval no Parque, na tarde desta quarta-feira (20), na sede da unidade de Logística, com a entrega de um certificado. Eles também acompanharam a entrega dos alimentos para as entidades cadastradas. Mais de 60 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social são atendidas pelo Mesa Brasil no Distrito Federal.

Durante o Carnaval no Parque, cerca de 60 voluntários de instituições parceiras do projeto, além da equipe do programa, trabalharam para recolher os alimentos doados pelo público. O diretor regional do Sesc-DF, Francisco Soares Campelo Filho, destacou a procura de grandes empresas interessadas em participar do programa. “Grandes empresas multinacionais fazem o processo de arrecadação dos alimentos e só doam se for para o Mesa Brasil. Justamente porque essas companhias possuem um sistema de compliance e de controle, e só fazem a doação se tiverem certeza que a empresa está de fato fazendo o uso e a destinação correta desses alimentos”, ressaltou.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, participou da entrega do certificado e explicou que a ação social do Mesa Brasil é uma parceria de grande valor humanitário, que atende as pessoas mais necessitadas, além de reforçar a responsabilidade social tanto da empresa parceira quanto do Sesc. “Esse programa nos auxilia a reforçar o trabalho social que o Sesc desempenha em todo o Distrito Federal. Parabenizo os nossos parceiros  por confiarem no trabalho desenvolvido pelo Sesc, que é feito com seriedade e compromisso. O trabalho do Mesa Brasil no DF é referência no País e tem se destacado cada vez mais. Prova disso são as empresas que sempre nos procuram para fazer a devida arrecadação e distribuição dos alimentos doados”, disse Francisco Maia.

Com o foco em estabelecer parcerias, arrecadar e distribuir alimentos e realizar ações educativas, o programa contribui a cada ano para a diminuição no desperdício de alimentos, redução da fome e consequentemente para a preservação do meio ambiente. Segundo a gerente de projetos do Carnaval no Parque, Nath Rezende, o Sesc possibilitou que o propósito do evento fosse atingido. “Essa parceria com o Sesc foi considerada estratégica porque temos planos ambiciosos com o Mesa Brasil, até em termos nacionais, principalmente pela tradição que o projeto tem. Sabemos que o Sesc é uma instituição sólida e desenvolve um trabalho muito sério. Para gente foi um prazer, até porque batemos a nossa meta de arrecadação, que era esse ano de atingir 40 mil quilos de alimentos. Acreditamos que um evento é uma plataforma para propósitos maiores e a parceria foi a nossa principal conexão com algo maior. Inclusive, já queremos contar com o Sesc em próximas ações”, adiantou Nath. O Programa Mesa Brasil Sesc foi lançado nacionalmente em 24 de fevereiro de 2003. No Distrito Federal, chegou em 9 de junho do mesmo ano. O objetivo principal é criar uma rede nacional contra a fome e o desperdício de alimentos. Atualmente, o Mesa Brasil Sesc conta com 45 parceiros e 217 entidades sociais cadastradas no DF.