fbpx

Sesc e Globo assinam termo para realizar o DF Cidadão. Parceria já promoveu mais de 600 mil atendimentos

Foi realizada na manhã desta terça-feira (19), na unidade do Sesc Estação 504 Sul, a abertura oficial do DF Cidadão, ação comunitária realizada pelo Sesc-DF e pela Globo. Durante a solenidade, o presidente do Conselho Regional do Sesc-DF, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, e o diretor regional da Globo, Cláudio Corrêa, assinaram juntamente com o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, e o diretor regional do Sesc-DF, Francisco Soares Campelo Filho, o termo de parceria para a realização da ação comunitária no ano de 2019. Desde 2012, o DF Cidadão já realizou mais 600 mil atendimentos.

Para o presidente do Conselho Regional do Sesc-DF, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, é motivo de orgulho saber que a instituição se preocupa desde a sua criação no bem-estar social. “Quando nós, empresários, criamos o Sesc, em 1946, o nosso objetivo era atender ao comerciário e seus dependentes. Com o tempo, o nosso trabalho foi sendo incrementado e o Sesc hoje consegue atender também a toda população com educação, esporte, lazer, cultura e saúde. É uma satisfação muito grande contribuir e saber que a instituição está sendo bem utilizada em prol de toda a sociedade. Hoje, estamos aqui testemunhando mais um evento que comprova que o Sesc realmente faz a diferença neste País. O Sesc está para o Brasil como o céu está para o avião”, reforçou Francisco Valdeci, que também é o primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, acredita que com essa ação comunitária é possível ampliar a presença do Sesc nas diversas regiões do Distrito Federal. “A parceria com a Globo já existe há algum tempo e é de suma importância porque conseguimos dar uma maior visibilidade e consequentemente atrair mais pessoas. É motivo de muito orgulho poder presenciar a renovação dessa parceria. Por meio do DF Cidadão tenho a certeza de que o Sesc aumenta a sua capilaridade e chega à lugares em que não existe unidade da instituição”, afirmou.

Segundo o diretor regional da Globo, Cláudio Corrêa, a ação comunitária é mais do que levar serviços, é transformação social para as comunidades. “O que essa ação representa para mim é pequeno diante do que representa para todas as comunidades. Somente no ano passado a gente teve quase 30 mil pessoas atendidas nos três eventos. Poderia dizer que o DF Cidadão é transformação social, cultural e econômica. O grande beneficiado é o cidadão. Queremos levar o máximo de pessoas para os serviços que vamos oferecer junto com o Sesc”, declarou.

Novidades

As edições deste ano terão novidades. O DF Cidadão identificará com os líderes comunitários e administração regional as principais demandas e necessidades de cada localidade. A partir desse levantamento, o projeto proporcionará rodas de conversas, oficinas e atividades educativas gratuitamente de acordo com as principais demandas levantadas. Além disso, o projeto permanecerá por mais tempo nas cidades atendidas, ficará 6 dias. Em 2018, eram dois dias de atividades. A primeira cidade a receber a ação será a Fercal, entre 8 e 13 de abril. As próximas ações serão em Samambaia, de 3 a 8 de junho, e no Gama, de 5 a 10 de agosto. As ações são gratuitas e ocorrerão das 9h às 16h.

O diretor regional do Sesc-DF, Francisco Soares Campelo Filho, reforçou o papel social da instituição durante o lançamento. “O Sesc presta serviços sociais nas áreas de lazer, esporte, cultura, educação e saúde. Dessa forma, está envolto com os direitos sociais dos cidadãos e essa parceria reforça a missão do Sesc de prestar serviços à população, além de divulgar o Sesc como instituição para que mais e mais pessoas tenham conhecimento do que fazemos”, explicou.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal (Sindesei-DF) e primeiro diretor-secretário da Fecomércio-DF, Marco Tulio Chaparro, esteve presente na solenidade e acredita que a ação pode crescer ainda mais. “Toda ação do Sesc e da Fecomércio-DF em prol do comerciário é de grande valia para Brasília e é de grande valia também para toda a sociedade. Acreditamos que esse projeto que começou há sete anos e que já realizou mais de 600 mil atendimentos, deve beneficiar ainda mais cidadãos. Já foram atendidas 20 Regiões Administrativas do Distrito Federal e o que esperamos é  crescer muito mais com o passar dos anos”, revelou.

O administrador da Fercal, Fernando Gustavo Lima da Silva, a administradora de Samambaia, Glayce Helena Barbosa Alves de Almeida, e o representante da administração do Gama, Argecilio Alves Santiago, também assinaram o termo, pois essas são as cidades que vão receber o DF Cidadão em 2019. Estiveram presentes ainda representando o presidente do Conselho Regional do Senac-DF, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, o assessor executivo do Senac-DF, Luiz Carlos Pires Araújo, e o subsecretário de Relação com o Setor Produtivo da Secretária de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Márcio Faria Júnior.