Senac será homenageado no Senado pelos 52 anos de atuação no Distrito Federal

Para comemorar os 52 anos de atuação do Senac no DF, o Senado Federal, por requerimento do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), fará uma sessão especial em homenagem à instituição, nesta sexta-feira (30), às 14h, no Plenário da Casa. Desde 1967, passaram pelas salas de aula da entidade mais de 1,2 milhão de alunos que foram capacitados nas áreas de comércio, serviços, turismo e saúde. A instituição oferece mais de 200 cursos presenciais nos níveis básico, técnico, tecnológico e de pós-graduação.

“O Senac é uma entidade administrada pela Federação do Comércio do Distrito Federal e sua origem vem do empresariado. Por isso, é importante ressaltar que os recursos da instituição vêm da iniciativa privada, oriundos das folhas de pagamento das empresas. De caráter privado, o Senac contribui para a superação dos problemas sociais e econômicos do país por meio da capacitação profissional de trabalhadores para o setor terciário”,  ressalta o presidente do Sistema Fecomércio-DF e presidente do Conselho Regional do Senac-DF, Francisco Maia.

A instituição possui  sete Centros de Educação Profissional no DF. Nas regiões onde não possui unidades oferece, via Ações Móveis, cursos por meio de quatro carretas-escolas, nos eixos de Hospitalidade, Imagem Pessoal, Informática e Saúde. “O Senac é um dos principais agentes de educação profissional do País. Nosso projeto pedagógico é inovador, focado no desenvolvimento de competências que preparam o indivíduo para atitude cidadã, ética e responsável no exercício de sua profissão”, explica o diretor regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron. “Nosso foco está claro em nossa missão de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo. Somos uma realidade na vida dos profissionais que buscam desenvolvimento”, completa.

Diferenciais

Outros diferenciais da instituição são: a Faculdade Senac, a Livraria e Editora, as bibliotecas e a Gerência de Relações Comerciais, que oferece cursos customizados para as empresas e o Banco de Oportunidades, que tem o objetivo de contribuir para a inserção no mercado de trabalho dos alunos que concluíram, com aproveitamento, os cursos oferecidos pelo Senac, ao mesmo tempo em que atende à demanda dos empresários por profissionais qualificados.

Qualidade reconhecida

Estudo inédito realizado no DF pelo Senac, encomendado ao Instituto FSB de Pesquisa, revela como o brasiliense enxerga as oportunidades de capacitação e os melhores caminhos para entrar no mercado de trabalho. Para 67,6% dos entrevistados, ter feito um curso de qualificação profissional ajuda o trabalhador a conseguir um emprego ou ser promovido. No quesito imagem, 82% da população brasiliense avalia o Senac-DF de maneira positiva ou regular. Além disso, os cursos feitos no Senac receberam uma nota média de 7,9, numa escala até 10. A Pesquisa Senac-DF/ FSB ouviu 1.078 pessoas no DF. Os dados foram coletados no final de junho, por meio de entrevistas pessoais domiciliares em 31 regiões administrativas do DF.