Senac promove palestra com enólogo francês para alunos e empresários

O Senac-DF recebeu na manhã desta terça-feira (10) o enólogo francês François Hautekeur, da empresa Chandon, para ministrar palestra aos alunos da instituição sobre a história da empresa e elaboração dos espumantes. O encontro ocorreu no Espaço Pátio Gourmet, do Pátio Brasília Shopping, e contou com a presença de alguns empresários da cidade. Participaram alunos dos cursos do Programa Senac de Gratuidade (PSG), da unidade Ações Móveis, e alunos da unidade de Gastronomia. Nesta quarta-feira (11), às 10h, haverá a mesma palestra para outra turma de alunos e empresários.

“Este encontro é importante para mostrar que a qualidade dos cursos do Senac é a mesma para alunos pagantes e bolsistas. Todos têm a mesma importância e oportunidade na nossa instituição. E o Núcleo de Relações Empresariais tem a obrigação de mostrar isso aos empresários que contribuem para o Sistema S”, explica Margareth Bicalho, gerente do Núcleo de Relações Empresariais (NRE), responsável por trazer a empresa Chandon. “Os alunos que estão participando são da área de Gastronomia e dentro do NRE trabalhamos com a empregabilidade, por meio do Senac Emprego. Então, quanto mais informações, quanto mais a gente ajudar na formação desse profissional que nós vamos encaminhar para o mercado de trabalho, melhor para o Senac e melhor para o aluno”, completa Margareth.

O palestrante François Hautekeur foi nomeado Wine Communicator na Moët Hennessy do Brasil em janeiro de 2013 e se tornou responsável pelo treinamento e comunicação do espumante natural Chandon, com a missão de divulgar o conhecimento pedagógico acerca dos métodos de elaboração, dos processos enológicos e das técnicas de degustação e harmonização desse vinho especial. “Os alunos do Senac, como todos de escolas de gastronomia, enologia e sommelier, são futuros prescritores dos nossos vinhos. Quando eles descobrem como se faz, a qualidade que possuem ao colocar no paladar vão, naturalmente, falar da marca aos clientes deles, ao futuro diretor deles, indicando que vale a pena colocar uma carta de vinhos em um restaurante, por exemplo, ou vão indicar em uma festa ou evento. Por isso digo que aqui estão os futuros prescritores. Isso é importante tanto para eles quantos para nós, da Chandon”, explica François.

Entre os empresários presentes, Alexandre Bitencourt, presidente do Sindicato dos Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Distrito Federal (Sindilab-DF), falou sobre a relevância do encontro. “É muito importante essa interação entre alunos e empresários nesse momento em que a Chandon vem aqui apresentar o produto dela para os empresários, que é um momento oportuno para conhecer mais o produto, e para os alunos, que vão aprender sobre as qualidades do produto para que eles tenham uma boa inserção no mercado de trabalho. Afinal, o Senac é a empresa que mais bem qualifica esses profissionais para o mercado”, declarou. Além de Alexandre, estiveram presentes as empresárias Bernardeth Martins, diretora do Sindvarejista e proprietária da loja Cirandinha, e Vanessa Bitencourt, do Centro Médico Check Up.