Senac firma parceria com institutos para a oferta de cursos gratuitos

O Senac-DF continua cumprindo a sua agenda de qualificação profissional no Distrito Federal. Nesta terça-feira (11), na sede da Fecomércio-DF, localizada no Setor Comercial Sul (SCS), a entidade assinou dois Acordos de Cooperação Técnica: com o Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa (ISMEP) e o Instituto Epuranios. O objetivo do projeto é desenvolver ações de educação e formação profissional, de forma gratuita, pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). Os cursos serão destinados aos colaboradores e pessoas que são veiculadas aos institutos e estão previstos para começar a partir do mês de fevereiro deste ano.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF (Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e Federação), José Aparecido da Costa Freire, esteve presente na assinatura dos acordos e falou que esse projeto fortalece toda uma cadeia produtiva no DF. “A missão do Senac é transformar vidas por meio da qualificação profissional. Existem vagas no mercado de trabalho, o que falta é profissional qualificado, isso é muito triste. Queremos mudar essa realidade e transformar a economia local. Desde que assumimos a gestão do Sistema fizemos inúmeras parcerias, exatamente com o objetivo de atingir o maior número de qualificação em todo o DF. Temos o nosso programa de gratuidade e não medimos esforços para, cada vez mais, conseguirmos atingir mais e mais brasilienses”, disse José Aparecido. Na oportunidade, ele falou ainda sobre os planos de expansão das unidades do Sesc e Senac para o lado Norte do Distrito Federal.

Já a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, ressaltou que o projeto é uma grande vitória para o sistema e para o setor produtivo do DF. Segundo ela, é uma satisfação enorme poder assinar esses termos. “Entendemos a importância do Senac em estar próximo da comunidade e estar, de fato, entregando qualificação e serviços. Só neste ano, já entregamos 800 vagas de cursos gratuitos pelo PSG, e isso faz muita diferença”, disse Karine. “Acreditamos no Senac como um agente transformador de vidas, ainda mais em um momento de retomada da economia. Conte com a gente, estamos de portas abertas”, enfatizou Karine.

Parceiros

O diretor executivo do Instituto Santa Marta, Clovis Queiroz, diz que o projeto é um resgate para a área de saúde, de modo geral. “A gestão do presidente José Aparecido fez uma aproximação cordial e respeitosa com o segmento de saúde. A partir disso, esses cursos passam a buscar as nossas verdadeiras necessidades. Firmar esse acordo com o Senac é um marco na área de educação e para o grupo Santa Marta. Temos o Instituto Santa Marta, que está assinando esse convênio, e acredito em uma possibilidade grande de ter um ensino de qualidade para os nossos 2,4 mil colaboradores. Espero que seja a primeira parceria de muitas com o Sistema Fecomércio”, explicou.

A presidente do Instituto Epuranios, Ana Paula Barbosa de Jesus Reis, declara que o acordo ajudará muitas pessoas. “Nosso instituto trabalha com crianças, adolescentes, famílias e mulheres. A importância de capacitar essas pessoas é enorme. Estão todos muitos animados com a notícia e com expectativa alta para realizar as aulas. A nossa instituição, junto com o Senac-DF, está dando a rede para eles pescares e aprenderem. Vamos alcançar muitas conquistas juntos e será de grande valia”, concluiu Ana Paula.

Cursos

Os cursos seguem as regras do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e terão início no mês de fevereiro de 2022. O acordo assinado nesta terça-feira (11), contempla os cursos disponíveis para o Instituto Santa Marta: Excelência em Atendimento e Imagem Profissional. Para o Instituto Epuranios: Manicure e Pedicure, Depilador e Técnico em Segurança no Trabalho