Senac-DF inaugura restaurante-escola no STF

por acm

O Senac-DF inaugurou na tarde desta terça-feira (1º) um restaurante e lanchonete-escola no Supremo Tribunal Federal (STF). O desenlace da fita de abertura do restaurante foi feito pelo presidente do Conselho Regional do Senac-DF, Adelmir Santana, e pelo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. Durante o seu discurso inaugural, Adelmir Santana destacou a importância do espaço para formação dos alunos. “Os formandos que passarem por aqui certamente terão uma ótima experiência. Quando forem disputar seus empregos no mercado de trabalho a passagem pelo estágio no restaurante do Senac será de significativa importância, sejam eles cozinheiros, garçons ou atendentes”, explicou.

O ministro Joaquim Barbosa disse que o restaurante atenderá a servidores, ministros, prestadores de serviços, advogados e outros profissionais. Ele também falou da criação de uma horta. “Aproveito para felicitar o Senac pela criação de uma horta educativa, no jardim interno do restaurante, para despertar o interesse pela produção orgânica e hábitos alimentares saudáveis. Desejamos que a oportunidade aqui dada aos estudantes prospere e lhes permita crescer na profissão”, parabenizou.

O atendimento ao público começa nesta quarta-feira (2). No local, serão servidos almoço self service, das 11h às 14h, e lanches, das 8h às 19h. O restaurante ainda terá uma ilha com lanche self service, com funcionamento das 15h às 17h. Denominadas de empresas pedagógicas, os restaurantes e lanchonetes-escolas do Senac tem o objetivo de dar oportunidade ao aluno de realizar a prática profissional supervisionada, item obrigatório para formação. O espaço contempla alunos dos cursos de garçom, auxiliar de cozinha, técnico em nutrição, cozinheiro e atendente de bares e restaurantes.

O Senac-DF possui outros quatro espaços pedagógicos de gastronomia: na Controladoria Geral da União (CGU), aberto em janeiro de 2011; no edifício Jessé Freire, no Setor Comercial Sul, inaugurado em setembro de 2012; no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e no Ministério da Justiça, ambos abertos em 2013.