Semana de Educação para a Vida tem início com apoio da Fecomércio

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) iniciou na manhã desta segunda-feira (9), no Centro de Ensino Fundamental 1 do Gama, a Semana de Educação para a Vida nas escolas públicas do DF. O objetivo é ministrar palestras aos estudantes incentivando o combate à corrupção no País, além de conscientizar os alunos sobre a importância da honestidade e da transparência nas atitudes do cidadão em seu cotidiano. Até esta sexta-feira (13) o MPDFT visitará mais de 50 escolas em 12 regiões administrativas do DF.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, foi convidado para participar da abertura do projeto. Ele ressaltou a importância do MPDFT em realizar trabalhos em escolas para evitar que futuras gerações fiquem marcadas com princípios que são maléficos para o País. “A Corrupção, infelizmente, está impregnada em nosso País. Nesse sentido, as pequenas corrupções precisam ser evitadas para que não se transformem em grandes corrupções no futuro. Por isso, é necessário que a juventude compreenda que a corrupção também é colar nas provas, não respeitar a fila e faltar com a educação com o professor, por exemplo”, destacou Adelmir.

O procurador-geral do DF, Leonardo Bessa, lembrou aos alunos presentes que muita coisa já mudou, mas o País ainda está distante do ideal. “Muitas pessoas importantes, que há muito tempo jamais poderíamos imaginar, estão presas respondendo a processos por se apropriarem do dinheiro público. A corrupção é um dos crimes mais graves da sociedade, pois com o desvio de verba pública quem paga o prejuízo é o cidadão, que fica sem saúde e sem educação. Por isso, o Ministério Público tem feito um trabalho em prol da repressão a este tipo de crime”, afirmou Bessa.

O procurador-geral do DF aproveitou ainda a oportunidade para elogiar a parceria com a Fecomércio-DF na Campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, que visa a  mudar o atual cenário nacional, onde o Brasil aparece entre as nações mais corruptas do mundo.

Para o promotor de Justiça Paulo Quintela, um dos palestrantes do projeto, é uma honra para o Ministério Público poder colaborar com as escolas públicas do DF na formação ética e cidadã dos alunos. “O nosso objetivo é ser uma ponte para empoderar nossas crianças como protagonistas na construção de um Brasil melhor, por meio das escolhas éticas que elas são capazes de fazer.” Também estiveram presentes na ocasião o coordenador de cooperação federativa e controle social da Controladoria Geral da União (CGU), Ademir Álvaro; o promotor de justiça do MPDFT, Gilberto Teles; e a presidente do Instituto Federal de Brasília (IFB), Jovita Rosa.