Seguro-desemprego terá reajuste menor

por acm

Em 2013, o seguro-desemprego terá um reajuste menor do que o do ano anterior. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) mudou o cálculo da correção do benefício. Neste ano, o reajuste dos valores das três faixas salariais usadas no cálculo do benefício será feita com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulada em todo o ano de 2012.

Nesta quinta-feira (10), o IBGE informou que o INPC fechou o ano em 6,2%. Portanto, o benefício será mais baixo do que o pago em 2012, quando o cálculo do benefício considerou a correção do salário mínimo. No ano passado, o seguro-desemprego subiu 14,1%. Se a mesma fórmula fosse mantida, o seguro-desemprego teria de subir 9% neste ano, e não os 6,20% anunciados pelo governo federal. A resolução 707, que confirma a decisão, foi publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (11).

Foi mantida a regra de que o valor do benefício não pode ser inferior ao do salário mínimo, que é de R$ 678 neste ano. A apuração do valor do benefício tem como base o salário mensal do último vínculo empregatício, na seguinte ordem: tendo o trabalhador recebido três ou mais salários mensais a contar desse último vínculo empregatício, a apuração considerará a média dos salários dos últimos três meses.

Foto: Joel Rodrigues