Secovi-DF lança Boletim da Conjuntura Imobiliária de abril

por acm

De acordo com o Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de abril, lançado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (Secovi-DF), a região com maior rentabilidade imobiliária, em geral foi Águas Claras. Em seguida, o Guará superou Brasília e Águas Claras, na categoria Quitinetes, reportando índice de rentabilidade de 0,51%.  Já quanto ao Índice Comercial, que mensura o quanto o aluguel do imóvel comercial rende ao mês, em relação ao seu preço no mercado, Águas Claras, Brasília, Setor de Indústria e Taguatinga apresentaram dados mais expressivos para os cálculos. No mês de abril, Taguatinga apresentou o maior rendimento na categoria Lojas, de 0,60%, sendo seguida de perto pelas regiões de Águas Claras e Brasília.

Na categoria Salas Comerciais, a região com maior índice foi Águas Claras, reportando 0,60%. Quanto à oferta de imóveis, no mês de abril, a participação de imóveis residenciais apresentou leve redução, em relação ao último mês. Esses representam, na amostra, 92,8%, quando em março representavam 92,9%. Já os imóveis comerciais representam 7,2%. A menor oferta da amostra é a de Lofts e a maior é de apartamentos, com 2 dormitórios, composição semelhante à do mês anterior. “Estamos tendo uma taxa de desocupação muito grande. O valor médio começa a ceder, principalmente em decorrência desse cenário de diminuição do quadro econômico”, aponta o presidente do Secovi-DF, Carlos Hiram.

De acordo com a pesquisa, foi mantido o comportamento dos últimos meses, verificando-se que os preços mais altos foram observados na cidade de Brasília, seja qual for o perfil do imóvel encontrado. O maior preço mediano registrado continua sendo o de casas com quatro dormitórios, atingindo o valor de R$ 1.950.000,00. Seguindo, ainda, o movimento registrado em março, os valores medianos mais baixos foram encontrados nos apartamentos de um dormitório, em Sobradinho (R$ 110.000,00) e quitinetes, no Guará (R$ 145.000,00).