O Sebrae, em parceria com o governo de Brasília, realizou nesta quinta-feira (2), em Ceilândia, a abertura oficial do 1° Mutirão da Simplificação em Brasília. O evento oferece orientação de registros e licenciamento de empresas e vai até 15 de junho. A iniciativa busca atender empreendedores que querem regularizar sua situação ou estão interessados em formalizar um negócio.
Durante o evento, micro e pequenas empresas terão a oportunidade de receber orientações sobre registros, licenciamento e fechamento de forma simplificada. Além disso, o espaço oferece capacitações com oficinas e diálogos empresariais, atendimento com especialistas a um grupo de empresários que tenha um problema comum, e mais de duas horas de consultoria individual, em que o especialista do Sebrae vai à empresa para prestar atendimento personalizado de acordo com a demanda do empresário.
Sistema integrado de abertura e registro de empresas, a RedeSimples facilita e agiliza o processo de formalização. Ela integra Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda, órgãos de Licenciamento, prefeituras e demais entidades envolvidas na formalização de empresas. Para o presidente do Sebrae nacional, Guilherme Afif, a RedeSimples permite a formalização imediata das empresas que atuam em atividades empresariais classificadas como de baixo risco, pois elimina a necessidade de vistoria prévia por parte dos órgãos de licenciamento. “Estima-se que esses empreendimentos correspondam a mais de 90% do total de empresas em funcionamento no Brasil”. Ele ressaltou ainda que a plataforma tem uma entrada única de dados cadastrais e de documentos e que extingue a duplicidade de exigências feitas aos empresário.
O presidente do conselho consultivo da Fecomércio, Alberto Vilardo, esteve presente na abertura do evento representado o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. Ele destacou a eficiência do sistema no processo de desburocratização na abertura de uma empresa. Segundo Alberto, o projeto auxilia também na formação e qualificação do empresário. “A iniciativa do Sebrae é um dos maiores atos ao pequeno e médio empresário. O processo poupa o tempo das pessoas e oferece um serviço prático que marca um novo período para o comércio local”, explicou.
Também estiveram presentes no evento, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; o presidente do Sebrae do Distrito Federal, Luiz Afonso Bermúdez; a deputada distrital, Luzia de Paula (Rede); e a subsecretária de Micro e Pequena Empresa, Carina Rosso (PSD).