Francisco Maia, Presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)

Brasília completou 59 anos neste domingo. A capital federal amanheceu esplendorosa, com os seus monumentos, planos e eixos característicos, um céu imponente, muito verde pelo caminho e uma gente maravilhosa na rua, dona de diferentes sotaques e culturas. Essa continua sendo, em minha opinião, a melhor visão brasiliense, mas será que ainda é o retrato visto por nós todos os dias? Com tantas agressões à imagem da cidade, ao patrimônio público e aos cidadãos, eu me pergunto o que enxergaremos nos próximos anos? Não podemos deixar esses problemas sem soluções.

A rotina do dia a dia também não pode nos impedir de ver e admirar Brasília. Esse retrato de ontem, de hoje e de amanhã precisa ser eternizado. Falo da importância de trabalharmos pela conservação da cidade, pela defesa de sua imagem e pela qualidade de vida da população.

Por isso, esse 21 de abril inaugurou um momento crucial na nossa história. Temos que começar agora o planejamento do aniversário de 60 anos e, mais do que isso, temos o desafio de fazer com que a capital chegue nessa marca melhor do que se encontra hoje. É preciso cuidar da saúde, educação, segurança, turismo e mobilidade urbana. É nosso dever ainda reforçar os pontos positivos e combater os preconceitos contra Brasília.

Também não podemos deixar de ressaltar a importância de todo brasileiro conhecer a capital federal. Vamos fazer com que as pessoas descubram aquele ipê que colore as nossas vias, o horizonte livre que dá amplitude ao nosso olhar, e todos os nossos parques, símbolos e monumentos. O próprio brasiliense, inclusive, não pode perder isso de vista.

Quando deixamos de admirar nossos atributos, eles caem no esquecimento, assim como nossos equipamentos e serviços que atendem a população. Enxergar Brasília é um ato de cuidado. Significa descobrir todos os dias o quanto essa cidade é linda. Ao fazermos isso estamos, ao mesmo tempo, lutando e trabalhando para que a capital federal seja sempre uma referência positiva para todo o Brasil.

Entre em contato.