Preservação da vida

O Serviço Social do Comércio tem um compromisso com a valorização da vida. Para o Sesc, importa que as pessoas desenvolvam todo o seu potencial enquanto seres humanos. Esse desenvolvimento só é possível quando se tem acesso à educação, cultura, saúde, esporte e lazer de qualidade. Por isso, a instituição investe tanto nessas áreas. E também investe em responsabilidade socioambiental, uma vez que cuidar do meio ambiente é uma premissa existencial e um desafio. É o princípio que rege o nosso trabalho no Pantanal brasileiro.

Há mais de 20 anos, o Sesc mantém amaior reserva ambiental particular do País. O Projeto Sesc Pantanal tem se tornado referência em educação, conservação, pesquisa e ecoturismo. Atua com nativos, comunidade indígena, pesquisadores, universidades, institutos de pesquisas e organizações não governamentais.

A diretriz é a sustentabilidade com foco no ser humano. A prática é justamente a melhoria da qualidade de vida dos que habitam ou trabalham no Pantanal. Com esse ponto de vista, as atividades na região alcançam as comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas, e protegem uma reserva com mais de 100 mil hectares de flora e fauna riquíssimas.

Além da reserva, integram o projeto um hotel com 142 quartos, dois parques, a unidade Sesc Poconé e uma base administrativa. Dentre as pesquisas em curso, a instituição promove um estudo sobre a biologia e a ecologia das onças, uma estação de coleta de dados atmosféricos, uma classificação de macrohábitats do sítio Ramsar e um atlas da paisagem.

Na semana passada, apresentamos todos esses trabalhos para 20 embaixadores estrangeiros e lideranças diplomáticas. Ao proteger parcela significativa do Pantanal, o Sesc participa efetivamente da política nacional de conservação da biodiversidade.

Esse é o nosso compromisso com a cidadania. Esse é o nosso compromisso com a valorização da vida no Brasil.

FRANCISCO MAIA, presidente do Sistema Fecomércio-DF