fbpx

Presentes de Dia das Mães subiram abaixo da inflação, afirma FGV

A maioria dos presentes que costumam ser escolhidos para o Dia das Mães subiu abaixo da inflação em 2016. É o que mostra levantamento divulgado nesta quinta-feira (5), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo o estudo, os preços subiram em média 6,39% em 12 meses, enquanto a inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou alta de 9,13% entre maio de 2015 e abril de 2016.

Dia das maes-3

Entre os segmentos, os presentes culturais que englobam livros, DVDs, CDs e passagens aéreas foram os que mais subiram, com alta de 7,84%. Os presentes executivos, como roupas, cintos, bolsas, perfumes e relógios ficaram 6,29% mais caros. Já os presentes destinados ao conforto no lar avançaram 2,03%.Na contramão, as maiores alta foram verificadas nos itens teatros (34,48%), vinho (25,97%) e passagens aéreas (20,43%).

Neste cenário, a maioria dos brasilienses está disposta a comprar presentes para comemorar o Dia das Mães e gastar em média R$122,57, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. O levantamento ouviu 400 pessoas, sendo 197 mulheres e 203 homens. De acordo com a análise, 70,8% dos entrevistados têm a intenção de comprar algum presente para o Dia das Mães.

Já os empresários do DF esperam um aumento de 5,44% nas vendas durante o período, considerado a segunda melhor data para o comércio, perdendo apenas para o Natal. O segmento de Calçados e Bolsas é o mais otimista, espera crescimento de 38%. Sobre as contratações temporárias, a maioria dos entrevistados (90%) afirmou que não pretende reforçar o quadro de funcionários para o período, 5% vão contratar e 5% ainda não decidiram.

Na busca pelos consumidores, 68,6% dos entrevistados declararam que realizarão promoções e descontos como estratégias para melhorar as vendas. Em relação aos estoques, 17,5% dos lojistas ampliaram suas reservas de mercadorias. Em 2015, 40% afirmaram que iriam investir no estoque. Os segmentos com maior variação nesse sentido são os de Calçados e Bolsas e de Cosmético e Perfumaria, com crescimentos de 55% e 45%, respectivamente.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.