Prazo da contribuição sindical vai até esta quinta

O prazo para os filiados aos sindicatos dos segmentos de autônomos efetuarem o pagamento da contribuição sindical termina nesta quinta-feira (28). Até essa data, os profissionais dos sindicatos de Feirantes (Sindifeira); Fotógrafos e Cinegrafistas (Sinfoc); e do Comércio de Vendedores Ambulantes (Sindvamb) não pagarão juros ou multas ao quitarem a contribuição.

O pagamento deve ser feito sempre no segundo mês do ano vigente. “A contribuição sindical é importante para que as pessoas se sensibilizem da necessidade de formalização. Além disso, contribui para a sustentabilidade do movimento sindical”, explica o presidente do Sindvamb, Bartolomeu Gonçalves Matins.

A contribuição está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O objetivo é permitir o custeio das atividades sindicais e os valores destinados à “Conta Especial Emprego e Salário”, que integram os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador no sistema brasileiro. Sem a quitação da contribuição, os profissionais ficam impedidos de receber registro, licença ou alvará para funcionamento de suas atividades. Também não podem participar de licitações.

A Fecomércio oferece uma série de benefícios para os empresários que estão em dia, como capacitação, consultoria jurídica e serviços de assessoria. Mais informações: 3038-7506.