fbpx

Pesquisa mostra que 77,54% dos lojistas vão aderir à Black Friday

Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF confirma que a Black Friday já entrou para o calendário de datas importantes do comércio brasiliense. Há pelo menos 4 anos que a maioria dos lojistas do Distrito Federal participa do período de vendas promocionais que marca o início da temporada de compras natalinas. Os dados mostram que 77,54% dos entrevistados vão aderir à campanha este ano.

Sobre a importância da data, 53,68% dos lojistas declararam ser uma data de alta importância. Outros 27,67% disseram que importância da Black Friday é média, e 19,65% ainda a consideram sem relevância para seus negócios.

O levantamento mostra ainda que a expectativa média de arrecadação das empresas gira em torno de 38,71 mil, e que 69,68% esperam que as vendas sejam realizadas pelo meio físico. Apenas 30,32% apostam nas vendas pela internet (online).

A maioria dos lojistas (91,4%) declarou que vai utilizar alguma estratégia para aumentar as vendas. Dentre elas, a promoção foi a mais mencionada, com 28,82%, sendo seguida pelo desconto para compras à vista (20,31%) e pela divulgação em redes sociais (19,92%).

A pesquisa ainda mostra que a maioria dos lojistas espera vender mais no cartão de crédito, com 52,49% do apurado. A segunda opção mais esperada é a transferência/PIX, forma de pagamento que obteve 19% do apurado e que vem sendo amplamente utilizada. Outros 15,38% esperam receber em dinheiro, e apenas 13,12% dos lojistas esperam pagamento em cartão de débito.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a Black Friday este ano será uma ótima oportunidade de os comerciantes renovarem seus estoques e darem vasão aos produtos que ficaram represados nas prateleiras por conta da pandemia.

“Os estoques deste ano estão maiores do que os de 2019, período pré-pandemia. A tendência é que os lojistas caprichem nos descontos para que possam vender os produtos e renovar os estoques, adquirindo novas coleções. Por outro lado, a expectativa de participação dos consumidores também é grande, já que o orçamento de muitas famílias encolheu e as promoções podem ser, de fato, vantajosas, caso os descontos sejam muito bons”, analisa Aparecido.

A Pesquisa sobre a Black Friday realizada pelo Instituto Fecomércio teve como principal objetivo verificar a participação das empresas na data, para demonstrar o impacto deste consumo sazonal na economia local. O seu resultado é importante para subsidiar o empresariado local no planejamento de melhorias para os seus negócios e tomadas de decisões.

Nesta edição 2021, foram coletadas informações somente junto aos lojistas, cujas variáveis abordadas foram: participação na data; valor médio de faturamento mensal, estratégias de vendas utilizadas, entre outras.

Os dados foram coletados entre os dias 10 e 19 de novembro de 2021. A abordagem aos lojistas, se deu de forma eletrônica (via e-mail), telefônica e presencial, compreendendo uma amostra de 285 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.

Foram entrevistadas empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, distribuídas em diversas regiões administrativas do DF, apurando-se qual seria a participação destas na Black Friday.

 

 

 

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.