Pesquisa mostra que 77,54% dos lojistas vão aderir à Black Friday

Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF confirma que a Black Friday já entrou para o calendário de datas importantes do comércio brasiliense. Há pelo menos 4 anos que a maioria dos lojistas do Distrito Federal participa do período de vendas promocionais que marca o início da temporada de compras natalinas. Os dados mostram que 77,54% dos entrevistados vão aderir à campanha este ano.

Sobre a importância da data, 53,68% dos lojistas declararam ser uma data de alta importância. Outros 27,67% disseram que importância da Black Friday é média, e 19,65% ainda a consideram sem relevância para seus negócios.

O levantamento mostra ainda que a expectativa média de arrecadação das empresas gira em torno de 38,71 mil, e que 69,68% esperam que as vendas sejam realizadas pelo meio físico. Apenas 30,32% apostam nas vendas pela internet (online).

A maioria dos lojistas (91,4%) declarou que vai utilizar alguma estratégia para aumentar as vendas. Dentre elas, a promoção foi a mais mencionada, com 28,82%, sendo seguida pelo desconto para compras à vista (20,31%) e pela divulgação em redes sociais (19,92%).

A pesquisa ainda mostra que a maioria dos lojistas espera vender mais no cartão de crédito, com 52,49% do apurado. A segunda opção mais esperada é a transferência/PIX, forma de pagamento que obteve 19% do apurado e que vem sendo amplamente utilizada. Outros 15,38% esperam receber em dinheiro, e apenas 13,12% dos lojistas esperam pagamento em cartão de débito.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a Black Friday este ano será uma ótima oportunidade de os comerciantes renovarem seus estoques e darem vasão aos produtos que ficaram represados nas prateleiras por conta da pandemia.

“Os estoques deste ano estão maiores do que os de 2019, período pré-pandemia. A tendência é que os lojistas caprichem nos descontos para que possam vender os produtos e renovar os estoques, adquirindo novas coleções. Por outro lado, a expectativa de participação dos consumidores também é grande, já que o orçamento de muitas famílias encolheu e as promoções podem ser, de fato, vantajosas, caso os descontos sejam muito bons”, analisa Aparecido.

A Pesquisa sobre a Black Friday realizada pelo Instituto Fecomércio teve como principal objetivo verificar a participação das empresas na data, para demonstrar o impacto deste consumo sazonal na economia local. O seu resultado é importante para subsidiar o empresariado local no planejamento de melhorias para os seus negócios e tomadas de decisões.

Nesta edição 2021, foram coletadas informações somente junto aos lojistas, cujas variáveis abordadas foram: participação na data; valor médio de faturamento mensal, estratégias de vendas utilizadas, entre outras.

Os dados foram coletados entre os dias 10 e 19 de novembro de 2021. A abordagem aos lojistas, se deu de forma eletrônica (via e-mail), telefônica e presencial, compreendendo uma amostra de 285 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.

Foram entrevistadas empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, distribuídas em diversas regiões administrativas do DF, apurando-se qual seria a participação destas na Black Friday.