Participação do Centro-Oeste no PIB subiu para 9,8%

por acm

A participação da região Centro- -Oeste no Produto Interno Bruto (PIB) do País foi a que mais cresceu no período de 2002 a 2012, passou de 8,8% para 9,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (14). De acordo com o instituto, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Bahia concentram 76,6% do PIB brasileiro.

“O setor terciário do Distrito Federal responde por 93,3% do PIB privado local e Brasília conta com algumas peculiaridades na área econômica, como a elevada renda per capita da população e o alto nível de formalização do trabalho. Isso favorece a geração de negócios no Distrito Federal. O importante agora é distribuir melhor a riqueza no DF”, comenta o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. Apesar do aumento da participação do Centro-Oeste, o Sudeste segue com a maior fatia do PIB brasileiro entre as regiões (55,2%), ainda que tenha recuado 1,5 ponto percentual em relação a 2002.

Entre todas as regiões, o Distrito Federal mostrou o maior PIB per capita, de R$ 64.653, quase três vezes a média brasileira e quase o dobro do vice-líder, São Paulo (R$ 33.624,41). Na outra ponta, estão Maranhão (R$ 8.760,34) e Piauí (R$ 8.137,51), com os menores PIBs per capita.