fbpx

Olimpíadas: apenas 29% dos turistas que estavam em Brasília vieram para ver os jogos

A Fecomércio sediou nesta terça-feira (20) a 55ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur). Durante o encontro, foram discutidos os resultados da pesquisa de satisfação dos turistas realizada durante os jogos olímpicos em Brasília. O estudo foi produzido pela Secretaria de Turismo do DF (Setur). O objetivo foi analisar o turismo em Brasília sob a perspectiva dos visitantes que vieram para os jogos olímpicos. A pesquisa foi aplicada no período de 3 a 13 de agosto, com 1.970 entrevistas válidas.

A primeira constatação apresentada foi a de que apenas 29% dos entrevistados vieram para Brasília motivados pelos jogos. Dentre os turistas ouvidos, 19% eram estrangeiros e 81% brasileiros. O  meio de hospedagem mais utilizado foi o hotel, com 54% de preferência. Quase 90% dos visitantes afirmaram que pretendem retornar a Brasília, sendo que 5% sinalizaram que talvez voltariam e apenas 6% não pretendem regressar a Capital Federal.

De acordo com a coordenadora de pesquisas da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Rayane Ruas, os visitantes foram bem recebidos, o que, na opinião dela, refletirá ganhos para o turismo de Brasília a médio e longo prazo “Os dados mostram que realizamos uma Olimpíada memorável. Para o turismo, o resultado desta pesquisa mostra que teremos um legado de imagem extremamente positivo”, afirmou.

Marca Brasília

Durante a reunião do Condetur também foi discutido o lançamento do concurso que mobilizará a população para escolha de uma marca que represente Brasília. De acordo com o presidente da Câmara de Turismo e do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Distrito Federal (Sindeventos-DF), Francisco Maia, o concurso proporcionará os sentimentos de pertencimento, orgulho e identidade para o brasiliense. “Nossa intenção é fazer com que todos ajudem a criar uma característica que reflita Brasília. Grandes estados do Brasil possuem uma marca que mostra a cara do estado. Queremos que nossa cidade e todos os seus atributos, proporcionem também um sentimento de pertencimento aos brasilenses e turistas”, explicou Francisco Maia.

O Secretário Adjunto de Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena, afirmou que o projeto Marca Brasília é mais uma grande oportunidade para o turismo do DF, já que a meta será propiciar algo inédito, que valorize a Capital Federal. “O projeto prevê ações que certamente trarão uma marca própria para Brasilia e contribuirão com a economia local”, ressaltou. Em caráter voluntário, serão convidadas personalidades de setores distintos da sociedade para compor a banca de notáveis do júri que escolherá a marca. Durante a reunião, a presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF (ADVB/DF), Cláudia Maldonado destacou o apoio da Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio ao projeto da marca Brasília.

A Câmara reúne as principais entidades do setor e inseriu em seu planejamento estratégico o projeto Marca Brasília. “O objetivo do apoio junto a Câmara de Turismo da Fecomércio é buscar resultados que permitam que Brasília se situe entre as cidades brasileiras que têm sua própria identidade”, explicou Cláudia. Também estiveram presentes na reunião o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar-DF), Jael Antonio da Silva; a assessora de projetos especiais da Fecomércio-DF, Jackeyline Reis Mapurunga; e o secretário adjunto de Relações Institucionais do DF, Igor Tokarski.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.