Número de famílias endividadas no DF diminui no mês de abril

O número de famílias endividadas no Distrito Federal teve a sua segunda queda consecutiva, passou de 744.669 em março para 742.498 em abril (queda de 2,17 mil) e atingiu o índice de 80,6%, menor do que o registrado em março deste ano (81%). É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

peicO presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que o número de endividados está caindo porque o consumidor está cauteloso. “Desde o mês de fevereiro o índice de endividados apresenta queda e em abril chegou ao seu menor patamar desde o início de 2016. Esse resultado evidencia a retração do consumo com uma cautela maior do consumidor na hora de comprar a prazo”, avalia o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

A queda dos endividados em abril mostra ainda  que o consumidor está atento às altas taxas de juros e ao cenário menos favorável do mercado de trabalho. “Outro fator de cautela por parte das famílias é o baixo crescimento da renda e da inflação elevada, além da insegurança no ambiente de trabalho”, destaca Adelmir.

Do total das famílias endividadas apuradas pela pesquisa, 89,4% se declararam comprometidas com o cartão de crédito. Dentre as famílias com contas em atraso, 39,1% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 53,6% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente. Do universo de endividados, apenas 3,3% dos brasilienses disseram não ter condições de quitar as contas.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.