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Número de endividados no DF diminuiu em janeiro

por acm

O número de famílias endividadas no Distrito Federal passou de 608.570 em novembro para 599.096 em janeiro (diminuição de 9,4 mil). O percentual de famílias com algum tipo de dívida na capital do País foi de 80,9%, índice menor do que o registrado em dezembro de 2014 (82,2%). É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio).

O estudo mostra também uma queda no número de inadimplentes. O universo das famílias com contas em atraso passou de 72.775 para 59.866. Na avaliação do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, o Brasil, como um todo, ficou de ponta cabeça nos últimos anos, com crescimento muito baixo e os contribuintes apreensivos diante da possibilidade de aumento de tributos. Dessa forma, os brasilienses estão tentando controlar as finanças para não ficarem no vermelho nos próximos meses.

“Em meio ao aumento generalizado da inflação, das taxas de juros e dos impostos, o brasiliense está quitando as dívidas e tentando evitar gastos desnecessários”, aponta Adelmir. Na análise dele, as pessoas têm de estar preparadas para despesas mais pesadas ao longo do ano. Em janeiro de 2015, assim como em meses anteriores, o grande instrumento gerador de dívida continuou sendo o cartão de crédito. Do total dos endividados, 90,2% se declararam comprometidos nessa modalidade. Dentre as famílias com contas em atraso, 62% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 34,6% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente. Do universo de endividados, apenas 3,4% dos brasilienses disseram não ter condições de quitar as contas. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias.

O estudo serve para orientar os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

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