Número de endividados no DF diminuiu em dezembro de 2014

por acm

O número de famílias endividadas no Distrito Federal passou de 612.512 em novembro para 608.570 em dezembro (diminuição de 3,9 mil). O percentual de famílias com algum tipo de dívida na capital do País foi de 82,2%, índice menor do que o registrado no mês anterior (82,7%). É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio).

O estudo mostra também uma queda no número de inadimplentes. O universo das famílias com contas em atraso passou de 75.230 para 72.775. O grande instrumento gerador de dívida continua sendo o cartão de crédito. Do total dos endividados, 91,7% se declararam comprometidos nessa modalidade. Dentre as famílias com contas em atraso, 54,1% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 42,8% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente. Do universo de endividados, apenas 3% dos brasilienses disseram não ter condições de quitar as contas.

Na avaliação do presidente da Fecomécio-DF, Adelmir Santana, as pessoas aproveitaram o décimo terceiro salário para quitar as dívidas. “Temos notado que 2015 não será fácil para a economia brasileira. Por conta disso, os brasilienses aproveitaram o dinheiro extra para quitar as dívidas e não começar o ano no vermelho”, explica Adelmir. Ele também lembra que é importante ter cuidado no momento de comprar para não extrapolar no uso do cartão de crédito. “O crédito sempre esteve em evidência como o principal causador de dívidas. O cartão é um dinheiro plástico e não uma fonte de financiamento”, conclui. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.