Número de endividados cresce no Brasil

As famílias brasileiras ficaram mais endividadas em maio de 2014, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta quinta-feira (29) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O percentual de famílias que relataram ter algum tipo de dívida alcançou 62,7% no quinto mês do ano, avançando em relação aos 62,7% observados em abril. Na comparação com o ano passado o número é inferior aos 64,3% registrados em maio de 2013.

Na opinião da economista da CNC, Marianne Hanson, o número de endividados em 2014 deve permanecer abaixo do observado no ano passado “Apesar da alta em maio, os brasileiros estão mais cautelosos quando comparado com o ano passado. Isso, em decorrência da alta do custo de crédito e dos juros altos, além da renda mais modesta”, explica Marianne.

O estudo mostra ainda que o percentual de famílias brasileiras que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso apresentou recuo, o índice alcançou 6,8% em maio de 2014, contra 6,9% em abril de 2014 e 7,5% em maio de 2013. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor é apurada mensalmente pela CNC a partir de janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal com cerca de 18 mil consumidores.