A nova diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes, Gêneros Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas (Sindigêneros-DF) tomou posse, nesta terça-feira (15), durante uma breve cerimônia realizada na sede da Fecomércio. O presidente eleito, Joaquim Pereira dos Santos, substituiu Franciso Carlos Carvalho, que agora passa a ocupar o cargo de vice-presidente na mesma chapa eleita. As eleições do sindicato foram realizadas no dia 11 de fevereiro.

Segundo o novo presidente, o foco daqui para frente será na ampliação do acesso aos serviços do Sistema S para comerciantes e comerciários, por meio do Sesc e do Senac. Com isso, espera aumentar o número de filiados e fortalecer o sindicato. Em paralelo segue o projeto de capacitação e formação de mão de obra específica para os vários segmentos do Sindigêneros, que será realizado com apoio do Senac-DF.

Empresário do ramo de floricultura e professor de arte floral, Santos lembra a dificuldade para os empresários do ramo em contratar pessoas capacitadas para atender a demanda no Distrito Federal. “Passei anos reivindicando um curso de formação para floristas na Faculdade Senac. Com essa atual gestão, consegui avançar nesse projeto e em breve o teremos consolidado”, disse.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, deu boas-vindas ao novo presidente do Sindigêneros, colocando toda a estrutura do Sistema (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio) à disposição do sindicato. “Essa é a casa dos empresários e dos sindicatos. Estaremos sempre disponíveis para recebê-los e acolher suas demandas, da mesma forma que o fizemos na pior época da pandemia, quando lutamos pela reabertura e pela sobrevivência das empresas”, disse Aparecido.

Francisco Carvalho, que presidiu o Sindigêneros nos últimos quatro anos, destacou que, mesmo com o impacto provocado pela pandemia, o grupo avançou nas pautas do setor. “Passo a presidência para o Joaquim com muito orgulho. Seguiremos juntos e trabalhando por melhorias para os empresários do Distrito Federal”.

A diretora regional do Senac, Karine Câmara, lembrou que Joaquim foi um dos primeiros diretores com quem teve contato ao ingressar na Fecomércio-DF. “Ele tem uma grande capacidade de unir o setor e trabalhar em prol de todos. Tenho certeza que iremos avançar muito nos nossos projetos de cursos para todas as áreas do Sindigêneros”, garantiu a Karine.

O diretor regional do Sesc, Valcides de Araújo Silva, destacou a união do Sistema Fecomércio-DF e reforçou o apoio a todo o sindicato e seus filiados. Sobre a escolha de Joaquim Santos para presidência, Valcides lembrou a trajetória do empresário e parabenizou a entidade pela escolha. “O sindicato elegeu um grande homem e um grande profissional, que entende muito do sistema sindical. Tenho certeza que irá transformar tudo isso em conquistas”, disse Valcides.

Pular para o conteúdo