Negras têm menos tempo de estudo e renda menor no DF

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou nesta terça-feira (11) um estudo baseado em dados do Censo de 2010 que apontam que mulheres negras do Distrito Federal têm menor nível de escolaridade e de renda do que não negras. Da população feminina do Distrito Federal (1.041.473 pessoas ou 52,2% do total de habitantes), 55% se declaram negras, incluindo pardas, e 45% são brancas, amarelas ou indígenas.

No tópico que comparou a renda das mulheres no DF, o estudo mostra que as não negras ganham mais do que as negras. Entre as mulheres que ganham mensalmente 20 salários mínimos, 4,3% são não negras e apenas 1,2% negras. As regiões administrativas onde essa diferença é mais acentuada são: Lago Sul e Candangolândia.