Mudanças no Pró-DF oferecem oportunidades para regularização de 3 mil empresas

O GDF reformulou o Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (Pró-DF), que reúne 3,7 mil micro e pequenos empreendimentos na capital do País. A regularização de empresas endividadas e a criação de empregos são medidas previstas. Um decreto sobre o assunto, assinado nesta quarta-feira (31), estabelece o novo modelo de gestão do programa. O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Serejinho, em Taguatinga.

Novo Pro DF-12

A portaria estabelece que o prazo para os empresários quitarem as dívidas será dobrado, de 36 para 72 vezes. O propósito com a ampliação é diminuir o valor das parcelas pagas pelo empresariado ao governo, o que fará sobrar mais recursos para investimento no negócio.

O vice-presidente da Fecomércio, Fábio de Carvalho, e o assessor parlamentar da Federação, Athayde Passos da Hora, estiveram presentes no evento. De acordo com Fábio de Carvalho, a reformulação do programa trará benefícios para os micros e pequenos empresários que perderam incentivos com o acúmulo de dívidas. “A mudança é positiva e fará com que o empresário tenha melhores condições para quitar suas dívidas”, disse.

Novo Pro DF-10

De acordo com o GDF, das 3,7 mil empresas inscritas no Pró-DF, cerca de 3 mil têm dívidas com a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). Ao receber incentivos econômicos do Executivo e ocupar um lote destinado ao Pró-DF, os empresários têm de pagar mensalmente à agência uma taxa de 0,5%, calculada sobre o valor da área ocupada. Também esteve presente no evento o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Distrito Federal, Francisco Messias.