Algumas cidades do mundo são famosas por investirem em suas decorações natalinas. É o caso de Nova Iorque, Paris, Londres e Berlim. Nessas metrópoles, celebrar o Natal vai além de um costume religioso. Faz parte de uma visão estratégica. Monumentos e ruas enfeitadas atraem turistas, movimentam uma série de setores econômicos e, ainda mais importante, despertam os sentimentos de solidariedade e esperança na comunidade envolvida. No Brasil, Gramado (RS) explora muito bem isso, com a realização do tradicional Natal Luz, um evento que mobiliza a cidade gaúcha durante quatro meses por ano, de outubro a janeiro.
Talvez muitos não se lembrem, mas Brasília já teve diversos natais iluminados. Houve uma época em que os brasilienses eram estimulados a decorar as ruas, quadras, comércios e pontos turísticos. Foram finais de ano especialmente agradáveis, com a cidade mais viva. a economia e o turismo aquecidos e um clima de fraternidade e otimismo na cidade. Precisamos resgatar esses sentimentos. Por acreditar nesses ideais, a Federação do Comércio tem atuado com a Secretaria de Turismo do DF e o grupo Promove Brasília para recuperar a tradição do Natal na capital da República.
Como forma de engajar a população, lançamos o concurso cultural Brasília Luz Solidária. A ideia é que as pessoas decorem as suas casas, prédios, ruas e lojas (externamente) e publiquem um registro fotográfico da decoração no site www.brasilialuzsolidaria.com.br. A foto mais curtida dará ao vencedor o direito de doar too cestas básicas para uma instituição social. Serão premiadas 10 pessoas e 10 instituições, totalizando toneladas de alimentos. Dessa forma, valorizamos a solidariedade, ajudamos a fortalecer o turismo e o comércio de Brasília e celebramos essa data tão tradicional do nosso calendário. Espero que esse seja o começo de um movimento de resgate do período natalino. Atinai de contas, a capital da esperança merece um Natal à altura de sua beleza.
Adelmir Santana
Presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)