Liberdade de imprensa é tema de sessão solene na Câmara Legislativa

A liberdade de imprensa foi tema de debate, no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, durante sessão solene realizada nesta terça-feira (13). A sessão foi proposta pelo deputado Raimundo Ribeiro (PPS), com o objetivo de celebrar o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado em 7 de junho. Ribeiro ressaltou ser necessário que esta data sirva como um momento de reflexão sobre a importância do tema. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, fez parte da mesa da sessão e destacou o importante papel da imprensa na sociedade, além de lembrar da necessidade do comunicador em atuar sempre pautado por critérios éticos.

SESSaOSOLENE
Na opinião de Adelmir, a liberdade de imprensa é fundamental e também um pilar de grande importância para o sistema democrático. “Com um papel extremamente importante para a sociedade, é necessário que o jornalismo seja exercido com muita ética, pois ele tem uma capacidade de destruir reputações, muita vezes com notícias que não são reais, frutos de uma má comunicação. É muito importante dar foco às questões éticas e morais. É preciso que os comunicadores escutem todas as partes envolvidas sempre”, afirmou Adelmir.
Já o presidente da sessão, o parlamentar Raimundo Ribeiro, destacou que a liberdade da imprensa brasileira foi conquistada com muita luta. Por isso, segundo o deputado, é necessário debater este tema para que o Brasil não passe mais uma vez pela censura sofrida na era da ditadura.  “A liberdade de imprensa é um bem da sociedade conquistado com muito esforço e que custou vidas. A defesa dela contribui muito para o fortalecimento das instituições democráticas no Brasil”, ressaltou.
O cientista político e professor Antônio Flávio Testa também foi um dos convidados e lembrou que nenhuma sociedade avança sem a liberdade de expressão coletiva ou individual. “Nos últimos 30 anos o Brasil avançou muito neste tema. Mesmo com com altos e baixos, vivemos o maior período de liberdade de comunicação em nosso País. A imprensa informa, esclarece e fomenta o debate na sociedade brasileira, por isso a comunicação é decisiva para construir um futuro promissor. Precisamos estimular o aprofundamento do debate para formar ideias a fim de construir a nossa história e o nosso futuro”, disse.
O presidente da Câmara Legislativa do DF, Joe Valle (PDT), afirmou que a câmara tem feito um trabalho visando a abertura a todos, com o intuito de ampliar o diálogo. “A saída para a liberdade de imprensa é a comunicação. Para praticarmos a liberdade tem que haver diálogo. Tendo esse motivo em vista, estamos abertos para todos os interessados em contribuir”, salientou Joe. O presidente disse ainda que após cinco anos, a CLDF está conseguindo avançar com a reforma do plenário para dar mais conforto aos jornalistas e a toda a sociedade. O defensor público geral do Distrito Federal, Ricardo Batista, também foi um dos convidados a participar da mesa da sessão e salientou que um dos grandes fatores favoráveis da liberdade de expressão é o de dar voz à população menos favorecida, para que eles possam manifestar suas críticas e pensamentos.