Junta Comercial do DF digitalizará processos de abertura e fechamento de empresas

O plenário da Junta Comercial do Distrito Federal, aprovou nesta quarta-feira (31), o calendário de implementação da obrigatoriedade digital. Com a decisão, os serviços da entidade, como abertura e fechamento de empresa, alteração de estatuto, registro de ata, entre outros, serão todos emitidos via internet, agilizando o processo. O secretário geral da junta, Maxmiliam Patriota Carneiro, explica que a digitalização dos serviços criará celeridade nos processos, beneficiando assim os empresários.

Atualmente, o processo para se abrir uma empresa na Junta Comercial dura em torno de cinco dias. Com a atualização do sistema passará a ser de dois dias. Maxmiliam explica ainda que ao decorrer da implementação dos processos digitais, o órgão poderá incluir outros serviços para beneficiar os usuários. “Os processos serão feitos pelo site da Junta, em uma parte específica. Acredito que irá agilizar muito o processo, permitindo facilitar a vida dos que precisam dos nossos serviços”, diz. “Passada a fase de adaptação, vamos colocar vídeos de treinamento online, incluir chats e aos poucos mudando o hábito para o digital”, afirma.

O empresário da área de tecnologia, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal (Sindesei-DF) e vogal da Junta Comercial do DF, Christian Tadeu, avalia a novidade como de suma importância para o setor produtivo. “A novidade acabará com as filas, além de aumentar a lisura dos processos”, aponta. “Será um ganho fantástico. Afinal, estamos no século XXI, não tem mais sentido usar papel”, conclui Christian.

Confira o cronograma dos atos sujeitos ao registro digital:

S.A e Cooperativas (registro de atas, alterações e extinções) 30/09/2019

Alteração de EIRELI e Empresário Individual (21/10/2019)

Alteração LTDA 04/11/2019

Constituição de LTDA e EIRELI 02/12/2019

Constituição de Empresário Individual (16/12/2019)

Constituição de S.A Cooperativa (16/12/2019)